A AMD lançou recentemente a sua nova linha de APUs Ryzen 7000 “Phoenix”, as quais oferecem a mais recente atualizações para as arquiteturas computacionais (Zen 4) e gráfica (RDNA 3). Mas por elas entregarem uma alta performance, a autonomia das baterias também não é das melhores, o que acaba tornando inviável a sua utilização em dispositivos ultra-portáteis! Ciente disto, já existem rumores de que a AMD está desenvolvendo um novo SoC baseado no atual projeto, com ênfase no baixo consumo energético para esta classe de dispositivos…
“Valve’s Steam Deck, a console more difficult to get your hands on than the PS5, has seen generally positive reviews with most claiming that the device’s potential is unprecedented. Valve also seems to know this and is working hard to regularly update and improve the user experience. While the hardware is powerful enough, it’s really up to the software to get the most out of it. Speaking of which, the Steam Deck is powered by AMD internals. It features a custom SoC called “Van Gogh” which houses a 4-core Zen2 CPU and an RDNA 2 GPU, lending it fairly impressive levels of performance for its size.”
— by Appuals.
As futuras APUs “Little Phoenix” (nomenclatura não oficializada) terão CPUs de 4 núcleos e 8 threads, além de contar com GPUs com 4 WGP (equivalentes a 8 CUs), tal como as antigas APUs “Van Gogh”. No entanto, por serem baseadas nas novas arquieturas, ela não só terá um desempenho superior como também consumirá bem menos energia. Isto se dará em virtude das otimizações que a nova arquitetura gráfica RDNA 3 recebeu, com ganhos expressivos de até 50%. Por fim, o tamanho do chip será algo em torno de 110 a 150 milímetros quadrados, tornando-a ligeiramente menor.
Outra melhoria importante está no subsistema de memória RAM, a qual também terá controladores com suporte para as novas memórias LPDDR5, porém com capacidade de transferir dados a 6400 MT/s (+16% de diferença). O novo SoC também utilizará barramentos de 128 bits, o que também irá promover uma maior performance na transferência de dados, já que esta largura de barramente geralmente é adotada para as placas de vídeo intermediárias. No entanto, como elas compartilham esta via de tráfego entre as CPUs e GPUs, não alimentem muitas expectativas…
Segundo o canal Moore’s Law are Death, esta nova APU está sendo projetada para dispositivos como o console Valve Steam Deck, que por sua vez teve uma excelente recepção pela mídia especializada, além de inúmeras análises positivas. O “X da questão” é que ele foi tão bem avaliado, que a demanda por novas unidades está alta e por isto, será bem improvável que a Valve torne o atual modelo obsoleto para promover o lançamento do seu sucessor. De qualquer forma, só espero que ela não caia na tentação de usar definições Full-HDs em telas tão pequenas!
E de quebra, também reformulem o design do console… &;-D