Se existe uma tecnologia que podemos dizer que está a frente do nosso tempo, é o PCI-Express! Para se ter uma idéia, um slot PCIe 3.0 (lançado há 12 anos) fornece largura de banda mais do que suficiente, para atender as demandas das principais placas de vídeo no mercado, ao passo que o PCIe 4.0 é o padrão mais difundido e em breve, ele será substituído pelo novo PCIe 5.0, apesar das especificações técnicas do PCIe 6.0 já terem sido lançadas recentemente…
“The PCI-SIG Developers Conference 2022 is underway in California. The PCI-SIG group is responsible for development of PCIe specifications, and today it announced that the next (realistically next-next) generation PCIe 7.0 specification is set to be released in 2025. PCIe doubles in data rate and bandwidth every generation. This means PCIe 7.0 can deliver a maximum data rate up to 128GT/s. If we ignore overhead, PCIe 7.0 delivers up to 512GB/s of bi-directional throughput for a x16 connection…”
— by PC Gamer.
O Consórcio PCI-SIG não está “de bobeira” e em sua conferência de desenvolvedores realizada este mês na Califórnia, anunciou que já está trabalhando nas especificações técnicas daquele que será o futuro PCI Express 7.0! Pelo fato de que cada nova geração duplica a largura de banda em comparação com a anterior, podemos concluir que o novo PCIe 7.0 irá entregar 8 vezes mais dados que o atual padrão PCIe 4.0! Em números, ele terá a capacidade de transmitir até 512 GB de dados por segundo, caso seja utilizando um tradicional slot de 16 vias.
O novo padrão tem como alvo, as aplicações voltadas para o alto processamento como a IA e o aprendizado de máquina, os datacenters, os HPC e a computação quântica. Embora não seja o principal alvo, o mercado de jogos também irá se beneficiar muito, já que as futuras placas de vídeo poderão utilizar conexões PCI-Express de apenas 4 ou 8 vias, já que um simples slot PCIe 7.0 x2 terá a mesma largura de banda que um slot PCIe 4.0 16x. O mesmo irá se para as atuais unidades de armazenamento SSD NVMe, pois muitas já estão se aproximando do limite de 16 GB/s oferecido pelo atual PCIe 4.0 4x.
Será que um dia, veremos os fabricantes abandonarem definitivamente os largos slots PCI-Express 16x e passarem a utilizar a utilizar uma versão reduzida de apenas 8x? Há tempos, já havia considerado esta possibilidade, pois além de promover uma redução de custo para a construção dos PCBs das placas (utilizando menos trilhas de cobres e simplificando as conexões elétricas), isto também promoveria a adoção de placas-mãe com layouts mais compactos e com melhor reposicionamento das demais conexões. Por fim, as próprias placas de vídeo poderão ter o seu design repensado, abandonando de vez aqueles trambolhões!
Infelizmente, o PCIe 7.0 só será lançada lá para 2025. Até lá… &;-D