… o seu entusiasmo, em relação ao desenvolvimento do (kernel) Linux! Anunciado no final do mês de agosto/1991 e lançado no mês seguinte, o Freax (nome do kernel na época) começou como um simples e humilde hobby do mestre Torvalds, que o disponibilizou sem maiores pretenções além de fazê-lo “apenas por diversão”. Logo a seguir, foi formada uma enorme comunidade de entusiastas e simpatizantes ao seu redor, que sob a filosofia do Software Livre promoveu o seu crescimento e desenvolvimento a ponto de torná-lo um dos pilares da Infraestrutura de TI…
“After 30 years of working on Linux, Linus Torvalds is still enthusiastic about the open-source operating system he created and its future prospects for innovation. (…) At the Open Source Summit event today, Torvalds discussed the state of Linux, in a fireside chat with his longtime friend Dirk Hohndel, who currently is the chief open-source officer at the Cardano Foundation. The conversation ranged from the state of open-source security, to new technology and the impact of the pandemic on Linux development.”
— by VentureBeat.
+30 anos se passaram! E ao contrário do que muitos imaginam, o mestre Torvalds não só continua alegre e entusiasmado com o seu trabalho em relação ao Linux, como também mantém as suas expectativas futuras em relação as inovações promovidas e relacionadas a este maravilhoso projeto. No evento Open Source Summit norte-americano que ocorreu nesta semana, ele esteve presente em um bate-papo sobre o estado atual do Linux, falando sobre tópicos que vão desde a segurança até novas tecnologias e o impacto da pandemia no desenvolvimento do Linux. Em destaque, o “tedioso” processo de desenvolvimento do kernel!
Há +15 anos, o processo de desenvolvimento do kernel se manteve no mesmo estado e sem grandes mudanças, segundo Linus (no qual em muitas oportunidades, ele fazia questão de dizer isto após “mais um lançamento tedioso”). Graças a isto, ele se tornou um projeto de alta previsibilidade em relação a mudanças, deixando as pessoas (e empresas) ao seu redor felizes por não terem problemas e inconvenientes relacionados aos imprevistos causados por grandes mudanças estruturais. Ainda assim, ele também ressaltou que muitas novidades e inovações estão a caminho, tornando o projeto “mais vivo do que nunca”!
Dentre os demais assuntos, estão a introdução de códigos escritos na linguagem de programação Rust e os impactos que esta ação trará ao kernel, que por sua vez é escrito com base na linguagem C (alguns esforços para a introdução da linguagem C++ acabaram resultando em fracasso). Ele também enfatizou que o Código Aberto jamais será 100% seguro, embora muitas pesquisas e investimentos tenham sido feitos para alcançar estes objetivos. Por fim, ele ressaltou que o kernel possui várias camadas de segurança, as quais são trabalhadas em prol da proteção do sistema em relação as falhas de segurança.
O que esperar dos próximos 30 anos? Diferente das expectativas do nosso “ditador benevolente” (que adora processos “calmos e entediantes”), torço para que grandes inovações aconteçam em prol do kernel Linux & Software Livre, consolidando-os ainda mais como pilares de inovação e transformação! E de preferência, mantendo uma convivência feliz e saudável com o software proprietário, pois apesar de muitos entusiastas “torcerem o nariz”, na minha opinião eles continuarão sendo importantes em todos estes eventos revolucionários!
Pois queiram ou não, um só existe graças ao outro… &;-D