Na minha opinião, o Windows 8 foi um dos sistemas operacionais mais injustiçados da Microsoft. Diferente das demais edições, ele trouxe uma interface totalmente reformulada para ser utilizada em dispositivos dotados de interface “de toque” (touchscreen), como os tablets e os notebooks conversíveis. No entanto, ele não caiu no gosto dos usuários, em virtude de uma série de problemas de usabilidade, como a interface confusa e o uso excessivo de blocos…
“Microsoft is soon going to start sending notifications to Windows 8.1 users about the upcoming end of extended support. The OS is set to reach the end of its support period on January 10th, 2023, and the warning messages will start showing up next month. Windows 8.1 support is governed by Microsoft’s fixed lifecycle policy, and like other versions of Windows that follow it, it gets mainstream support for a minimum of five years, and extended support for 10 years. Extended support means that the OS is still getting security updates each month, but support is limited otherwise.”
— by XDA Developers.
Apesar das “boas” vendas iniciais (segundo a Microsoft na época), o sistema não decolou e se tornou um dos maiores fiascos da empresa, sendo superado neste quesito apenas pelo Windows Millenium! Por isto, muitos usuários mantiveram a versão anterior deste sistema, ao passo que outros atualizaram para o novo Windows 10. Ainda assim, uma pequena parcela de usuários continuaram a usar o Windows 8.1, que por sua vez se difere da edição original por trazer de volta o botão Iniciar. Para este pequeno grupo de pessoas loucas corajosas, eis uma triste (mas previsível) notícia: ele será descontinuado a partir de jan/2023!
Por ter sido lançado há +9 anos, este software está sujeito aos termos da Política de Ciclo de Vida Fixo da Microsoft, para garantir o suporte dos produtos que estão disponíveis por meio de compra no varejo e/ou licenciamento por volume. Esta política prevê o suporte inicial por pelo menos 5 anos, seguido de outros 5 anos para o suporte estendido, totalizando assim 10 anos de vida útil. Enquanto que no suporte inicial o sistema é beneficiado com melhorias estruturais, já no suporte estendido ele apenas recebe correções e atualizações de segurança. Após este período, ele é considerado um software “morto”!
A ironia do destino é que muitas máquinas não poderão dispor da versão mais recente do sistema, neste caso o Windows 11 (embora seja possível executá-lo em computadores mais antigos). O motivo se dá em vista dos requisitos para que ele possa rodar com plena desenvoltura, como a utilização de plataformas mais recentes e o suporte a tecnologias voltadas para a segurança, como o chip TPM (Trusted Platform Module). Eles terão se contentar com uma atualização para o Windows 10, que por sua vez foi lançado há +5 anos e só terá suporte estendido até out/2025. Ou então, aproveitar (mais uma vez) a oportunidade para experimentar o Linux!
Que inclusive, funciona muito bem em hardwares com +10 anos… &;-D