Apesar de não ser popular nos desktops (na verdade, este é um dos poucos nichos em que o sistema não conseguiu se popularizar), o Linux se tornou a base de um sistema operacional que se encontra em quase todos os tipos de computadores que imaginarmos, sejam simples dispositivos IoT que consomem milésimos de energia a poderosos servidores & datacenters que se tornaram essenciais, para a infraestrutura que os grandes provedores de serviços oferecem. E falando neles…
“Imagine having a single network operating system (NOS) that spans from the core data center right to the edge? One that offers a unified fabric which allows you to use the same monitoring/automation tools to administer multiple environments from the same console? If that’s the sort of prospect which offers the potential to save your organization significant amounts of hassle, time and money, our upcoming Register webinar at 12pm ET/ 5pm BST on 8th July could be for you.”
— by The Register.
A Dell anunciou um webinar para o próximo mês (8/jul), o qual propõe tornar universal o sistema operacional SONiC (Software for Open Networking in the Cloud) em toda a infraestrutura de redes, com o objetivo de dispor de “uma malha unificada que permite usar as mesmas ferramentas de monitoramento/automação para administrar vários ambientes a partir do mesmo console”! Este, é um sistema operacional de redes desenvolvido inicialmente pela Microsoft (baseado no Debian), patrocinado pela Open Compute Project e suportado oficialmente pela Dell. Ele pode ser instalado em dispositivos de redes (switches, routers, firewalls, etc), além de oferecer suporte para as aplicativos e os serviços sob demanda.
No evento, serão discutidas as tendências em relação a adoção do SONiC, bem como os aspectos técnicos relacionados a integração de tecnologias e recursos como o PoE, o 802.1x e o VXLAN, entre outros (disponíveis a partir da versão 4.0 da edição do sistema promovido pela Dell). Os palestrantes e especialistas no assunto, como Timothy Prickett Morgan (Situation Publishing), Saurabh Kapoor (Dell) e Brad Casemore (IDC), estarão “presentes”! Além de priorizar a disponibilidade, estabilidade e resiliência da rede, o webinar irá abordar a “necessidade de adaptar o NOS a aplicativos e serviços individuais e integrar a rede à infraestrutura geral”. Inclusive, outros segmentos como IA, big data e IoT também podem se beneficiar, com a adoção deste sistema de forma universal.
Hummm… sistema universal e dominante, que padroniza todas as interfaces e os processos relacionados a disponibilidade de aplicações e serviços, além de uniformizar as ferramentas designadas para a gestão e monitoramento dos recursos oferecidos? Apesar da abordagem ser interessante, na prática isto não funciona “bem assim” no universo do Software Livre, o qual define e incentiva um sistema livre e descentralizado, o qual promove a liberdade dos usuários e das empresas em adaptarem o software para atender as suas necessidades, além da livre colaboração entre os seus desenvolvedores. De qualquer forma, como a sua base de usuários será formado por empresas em geral, vamos aguardar para ver “que bicho vai dar”…
Ah, antes que eu me esqueça: segue o link para a inscrição! &;-D