Não caia nesta cilada: nova placa de vídeo de entrada da nVidia…

… consegue a façanha de ser a mais lenta do mercado! A nVidia GeForce GTX 1630 foi lançada recentemente, entregando especificações básicas em modestas, mesmo para a categoria a qual ela foi projetada: os sistemas de entrada. Ela conta com 512 núcleos CUDA e 4 GB de memória RAM GDDR6, conectadas ao sistema através de um barramento de 64 bits. No entanto, ela não consegue sequer concorrer contra a AMD Radeon RX 6400, que atualmente é a placa mais básica da concorrência…

“NVIDIA just launched its new entry-level graphics card in the form of the GeForce GTX 1630. Featuring 512 FP32 cores and 4GB of GDDR6 memory across a 64-bit bus, it slots in between the GT 1030 and the GTX 1650. It’s essentially a trimmed variant of the latter leveraging a cut-down TU117 die, making it a healthy upgrade over the GT 1030. But, how does it fare against the competition?”

— by Hardware Times.

Se não bastassem as especificações limitadas, a placa da nVidia também perde para a placa da AMD por uma diferença de até 60%! Para variar, ela nem sequer oferece uma boa relação custo vs benefício, pois além da bela diferença de performance, a faixa de preço de ambas é quase a mesma (embora custe 10 dólares a menos). Por fim, o seu consumo também é o mesmo da concorrente, o que torna esta placa a mais ineficiente deste segmento: 75 Watts!

O mais estranho ainda é que a nVidia já dispõem de uma placa de entrada e que utiliza essencialmente a mesma GPU (TU117), embora sem a castração feita para equipar este recente lançamento: a Geforce GTX 1650. Lançada há 3 anos (2019), ela não só se equipara em termos de performance com a AMD Radeon RX 6400, como também se encontra na mesma faixa de preço, além de possuir drivers bastante maduros e estáveis, suportando os jogos mais recentes sem maiores problemas.

Então, porquê a nVidia resolveu trazer esta “coisinha” para o mercado? Dentre as possibilidades, uma delas será “concorrer” com as novas placas de vídeo de entrada da Intel como a ARC A380, que por sua vez está na mesma faixa de preço e também possui as mesmas limitações. Outra está no fato de que em geral, estas placas são utilizadas para outros propósitos que não requerem desempenho gráfico, como a execução de aplicações que requerem múltiplos monitores.

Infelizmente, a nVidia possui uma certa “tradição” em lançar produtos muito ruins no mercado, tal como foram as séries Geforce FX 5200 e as Geforce 6200 TurboCache. Estas últimas se notabilizaram pela utilização da memória RAM do sistema como memória complementar para o subsistema de vídeo, sendo anunciadas com suporte para até 512 MB, quando na verdade ela possuía de 32 a 64 MB de memória real. Sem contar ainda os barramentos de 32 e 64 bits…

E se não bastasse, ainda quer “enganar” com 2 ventoínhas… &;-D