Se existe uma classe de voluntários que me impressiona (além dos fãs e entusiastas do Software Livre), estes são os modders! Estes geralmente são gamers apaixonados por seus títulos preferidos, que decidem utilizar os seus conhecimentos & habilidades para criar modificações para estes jogos, com o objetivo de torná-los melhores em diversos aspectos. Um deles é Ryan Johnson, responsável pela criação da DLC extra-oficial Fallout: London…
“Bethesda has just hired another member of the development team behind the massive Fallout: London mod. The Fallout: London team revealed today that Ryan Johnson, formerly lead technical advisor on the project, will be joining Bethesda as an associate level designer. “The man’s professionalism and dedication will honestly and truly be missed and felt throughout the team, however it brings hand on heart joy to know that he will be taking his amazing talents to a company we all love,” the mod team says.”
— by Games Radar+.
Seu trabalho foi tão bem feito (e admirado), que lhe rendeu um emprego na Bethesda como level designer! O anúncio foi publicado pela própria equipe, em seu canal oficial do Twitter. Ryan foi o assessor técnico líder do projeto e agora, fará parte da equipe de desenvolvedores da Bethesda como associado. No entanto, ele não foi o único: o líder do projeto Dean Carter também recebeu um convite para trabalhar na Double Eleven, um estúdio contratado que trabalhou em Fallout 76; porém, ele preferiu “continuar trabalhando (em) Fallout: London até o fim”!
Esta também não foi a primeira vez que a Bethesda decide chamar profissionais que trabalham em modificações para os seus jogos: a escritora-chefe Stephanie Zachariadis (que também fez parte da equipe de Fallout: London) também foi contratada para trabalhar na empresa, como designer de missões associada. Para aqueles que não sabem, Fallout: London é uma das DLCs mais aguardadas, em vista da sua grande qualidade técnica, bem como o fato dele utilizar o jogo Fallout 4 como base, já que este é um dos RPGs mais adorados feito pela empresa.
Por um lado, fico feliz por esta classe de profissionais estarem fazendo sucesso e recebendo os devidos reconhecimentos pelos seus trabalhos! Porém, também fico um pouco preocupado pelo fato destas contratações estarem desfalcando as equipes de voluntários independentes que dedicam os seus esforços para tornar melhores, os jogos que mais gostamos! Eu mesmo já fui bastante beneficiado pelos modders, pois graças a eles tive acesso a muitas melhorias e conteúdos extras para jogos como Quake, um FPS que curti bastante durante a minha juventude!
E torço para que um dia, Fallout 76 também seja beneficiado por mods… &;-D