… de uma literatura dedicada apenas para este propósito? Essa, eu confesso que não esperava! Diferente dos sistemas operacionais clássicos voltados para os PCs desktops e notebooks, os sistemas Android e iOS são voltados para os dispositivos móveis em geral e, por eles serem plataformas que promovem o consumo de conteúdos digitais, são mais simples e básicos. Isto se dá para facilitar ao máximo a assimilação dos seus recursos e funcionalidades por parte dos usuários leigos e com pouca experiência, além de atender a determinadas necessidades comerciais…
“Now available on Kindle and Apple Books is the AppleInsider iOS 15 Tip Book, a thorough guide to every feature and option in Apple’s operating system. AppleInsider has spent a year examining and investigating every aspect of iOS 15 – and doing it for real-world use, too. Real-world, practical use that includes making an ebook for both Apple Books and Amazon Kindle. You can test a new feature and understand what it does, but when you use and rely on that feature for actual work, you truly come to know its strengths and weaknesses.”
— Apple Insider.
Ou (talvez) eu esteja enganado: tanto a Amazon quanto a Apple, disponibilizam em formato digital para a venda o novo livro “AppleInsider iOS 15 Tip Book”! Escrito por William Gallagher com o auxílio de vários editores do portal Apple Insider, ele é designado para ser um guia completo e funcional, o qual irá ilustrar todos os recursos oferecidos por este sistema operacional, que por sua vez é voltado para a família de dispositivos móveis desta consagrada empresa (smartphones e tablets). Segundo a matéria, o portal levou aproximadamente um ano promovendo as análises sobre todos os aspectos relacionados ao sistema.
O novo livro terá +40 capítulos à disposição, dedicados para o entendimento à fundo dos recursos e funcionalidades providas por este sistema, além de serem relativamente curtos e objetivos graças a abordagem “direta ao ponto”, feita e de forma divertida e agradável! Segundo a Amazon, o seu conteúdo possui um volume equivalente a um livro tradicional de 232 páginas, calculado com base nas contagens das viradas de páginas digitais do Kindle; já a Apple Books também fez uma estimativa, na qual ele possui apenas 136 páginas. Seja como for, esta não é uma obra dotada de grande volume, já que será comercializada por apenas US$ 2.99.
Embora não tenha o interesse em adquirir a obra (em vista das instruções básicas demais para mim), pessoalmente acredito que ela irá receber futuras edições mais encorpadas, em vista da evolução deste sistema operacional e dos seus dispositivos móveis. Há tempos, eles vêm se tornando mais poderosos e sofisticados, além de agregar recursos e funcionalidades que tornam possível complementar (ou até mesmo substituir) uma estação de trabalho tradicional! Por exemplo, os novos iPads Pro (dotados de SoCs Apple M1) podem ser perfeitamente utilizados no lugar dos notebooks, com a adição de um teclado e mouse.
Sem contar que ainda tenho outras obras “na fila” para (re)ler… &;-D