… Unreal 5, está ficando espetacular! Lançado em 2004, ele se tornou um jogo especial para mim só não devido o grande impacto da série no mercado de jogos (que por si só, já o justifica no hall dos jogos lendários) e pelo fato de ser disponibilizado para Linux (embora não tenha conseguido jogá-lo, em vista do pouco amadurecimento dos drivers para a minha ATI Radeon 9600XT), como também inaugurou (na minha opinião) a era dos jogos modernos, com gráficos ultra-realistas, belas técnicas de iluminação e personagens bem detalhados…
“Doom 3: a divisive game to say the least. Some call it the best in the series, believe it or not, while others, myself included, see it as a bit of a one-trick pony that lacked the staying power and surprise factor of its predecessors. The argument is all rather moot now because, ultimately, Doom 3 put the series on hiatus for a long time before the widely appreciated 2016 reboot. But for some, the candle flame remains lit.”
— by PC Gamer.
Com o passar dos anos e a evolução do hardware (além do surgimento da 7a. geração de consoles), a sua qualidade gráfica foi se tornando defasada e mesmo com o lançamento de uma versão levemente remasterizada, ainda assim ele deixava a desejar muito na qualidade visual, gerando impactos negativos para a experiência geral! Seria o momento ideal para uma nova remasterização? Infelizmente, com o lançamento dos novos títulos para esta série (DOOM e DOOM Eternal), o interesse pelo antigo jogo caiu bastante e com o tempo, ele foi deixado de lado…
Só que não: François Montagud (um modelador e designer 3D) decidiu mostrar ao mundo como poderia ser o jogo DOOM 3, se este título fosse remasterizado com base na poderosa engine Unreal 5! Embora ele tenha feito apenas uma pequena demonstração, com o objetivo de ilustrar o trabalho realizado através de um vídeo curto de alguns minutos, o resultado impressiona pela sua rica atmosfera sombria e tenebrosa! Montagud construiu seus próprios modelos 3D, texturas, animações e iluminação, tornando a proposta espetacular apesar de algumas imperfeições (especialmente relacionadas ao excesso de brilho).
Infelizmente, por questões relacionadas a direitos autorais e propriedade intelectual, a remasterização não-oficial não será lançada, já que o seu autor teme ser processado pela iniciativa. E apesar do seu desejo de que este trabalho seja “esquecido”, espero que iniciativas como estas sejam valorizadas e lhe tragam boas oportunidades, tal como aconteceu recentemente para os criadores do MOD Fallout: London. Além do mais, as remasterizações se tornaram mais comuns nestes últimos tempos e quem sabe, uma feita para este grande clássico seja futuramente lançada, com base nos trabalhos de Montagud?
E quem sabe, o Unreal original (1998) receba o mesmo tratamento… &;-D