Há alguns anos, a Motorola lançou o dock station Motorola Atrix, com o objetivo de transformar um simples smartphone em uma estação de trabalho completa, adotado o design de um clássico ultra-portátil! No entanto, a pouca capacidade de processamento do dispositivo em rodar aplicações voltadas para o desktop (apesar de ser um smartphone top de linha), uma série de pequenos problemas técnicos e de usabilidade do sistema, além do valor final do produto ser pouco atrativo (para o Brasil), acabaram tornando a idéia um belo fracasso…
“UPERFECT has been selling laptop docks for a few years, offering customers a device that effectively lets you use your smartphone (or Raspberry Pi or other small PC) like a laptop computer. The original UPERFECT X is a 13.3 inch model with a 1080p IPS touchscreen display. The UPERFECT X Lite is a cheaper model with a 14 inch non-touch display. And the UPERFECT X Pro steps things up with a 15.6 inch 4K touschreen. Now there’s a new model for folks looking for something a little more compact: the 11.6 inch UPERFECT X Mini.”
— by Liliputing.
Porém, algumas empresas não desistiram desta categoria de produtos e apesar do “desinteresse” do mercado, lançaram bons docks stations para os smartphones que suportam o modo Desktop, através de uma conexão USB-C. Uma delas é a UPERFEC, que foi fundada há alguns anos e lançou uma série de produtos interessantes, com destaque para o UPERFECT X Mini! Este por sua vez, é um dock station que utiliza um design similar ao dos ultrabooks, adotado uma tela LCD de 11.6″ (1080p, 60 Hz e 220 nits), além de ser baseada na tecnologia IPS e suportar toque (5 pontos).
O UPERFECT X Mini dispõem de várias conexões USBs (2x do tipo A e 1x do tipo C), além das tradicionais conexões de áudio (3.5mm) e vídeo (mini-HDMI), bem como um leitor de cartões de memória (microSD). Ele também possui auto-falantes estéreo e uma bateria de 10.800 mAh, tornando possível utilizá-lo fora da tomada por um período de aproximadamente 6 horas, embora necessite de 2 a 3 horas para uma recarga completa. Conforme anunciado pelo site oficial do produto, ele irá custar US$ 300 para aqueles que fizerem o pedido antecipado.
Embora não tenha interesse nesta classe de produtos, gostei bastante deste dock station pelo fato de suportar as mini-placas computacionais Raspberry Pi, além de adotar um design bonito e dispor de dimensões compactas. Na minha opinião, quando os SoCs destas placas computacionais alcançarem um poder de processamento que seja suficiente para rivalizar com as soluções x86 de entrada (Pentiums, Celerons e Athlons), certamente nascerão novas classes de acessórios deste tipo, para transformá-las em soluções desktops completas e funcionais.
Especialmente, se vierem dotadas de CPUs ARM Cortex-X… &;-D