Há algum tempo, considerei a possibilidade de alugar VMs “nas nuvens”, que oferecessem o acesso ao sistema operacional Windows, com o objetivo de utilizá-lo para demonstração e aprendizado em aulas online. Na época, estava em isolamento social (causado pela pandemia do COVID-19) e não queria adquirir uma cópia deste sistema apenas para esta necessidade, já que não faço o uso dele. Como não consegui nada acessível, acabei tendo que me virar pegando emprestado, o notebook do meu irmão para atender a este propósito…
“A year ago, Microsoft announced Windows 365, a service that allows businesses to securely stream the full Windows experience as the OS is hosted on the Microsoft Cloud. This essentially means that employees do not require special hardware and can just enroll in the program to utilize a personalized Windows experience. Over the past few months, Microsoft has made several enhancements to the service in order to make it more useful for small businesses and larger organizations. Today, it has revealed a bunch of new features coming to Windows 365.”
— by Neowin.
Tempos depois, a Microsoft anunciou o serviço Windows 365 Cloud PC, o qual oferece o acesso a um PC desktop virtual com uma instalação completa do sistema operacional Windows, além de aplicações, ferramentas e serviços. Desde então, ela tem feito uma série de aprimoramentos, para torná-lo melhor em todos os aspectos e assim, atender as necessidades tanto de empresas de pequeno porte quanto de organizações maiores. Eis, os novos recursos revelados por ela!
O complemento Citrix HDX Plus será adicionado ainda este ano, para permitir que as empresas ofereçam suporte a mais dispositivos, periféricos e políticas de segurança, sendo designado especialmente para ambientes com restrições de largura de banda. Neste aspecto, com certeza ele cairia muito bem para os usuários brasileiros, já que há tempos sofremos com a precariedade dos serviços de acesso a Internet no país!
Além do foco para o ambiente corporativo, a Microsoft também irá lançar em breve versões especiais deste serviço, para dar uma atenção especial para as organizações governamentais, através das ofertas do Windows 365 para Government Community Cloud (GCC) e Government Community Cloud High (GCC High). No entanto, elas serão designadas inicialmente para os Estados Unidos e atenderá as necessidades dos funcionários federais e seus contratados.
Por fim, eis a novidade que realmente me interessou: para aqueles que ainda não utilizam o Microsoft 365 (subscrição para o acesso das aplicações Office), a empresa também está planejando fornecer uma experiência de inscrição simplificada no Windows 365, entregando tão somente o sistema operacional para o uso geral. Os usuários necessitarão apenas das tradicionais contas da empresa, que utilizamos apenas para acessar serviços como o Outlook, o OneDrive e o Xbox Live.
Fora outras novidades relacionadas a análises & monitoramento de máquinas virtuais e físicas, a restauração pontual do sistema para pontos pré-estabelecidos, o registro automático dos PCs nuvens no Microsoft Endpoint Manager (além do PC físico em uso), além das análises forenses e criptografia de disco por meio do Bring Your Own Key (BYOK).
Se vai valer à pena assinar o serviço? Só testando para saber… &;-D