Nova atualização para o hipervisor Parallels Desktop é lançada!

A virtualização se tornou uma tecnologia fundamental não só apenas em servidores e datacenters, mas também no próprio desktop! Através dela, poderemos executar outros sistemas operacionais para realizar experiências, além de usar aplicações que estão disponíveis somente para outras plataformas! Apesar da maioria dos hipervisores serem designados para funcionar em diversos sistemas (multi-plataformas), alguns se destacam por serem disponibilizados para um sistema exclusivo, como é o caso do Hyper-V (Microsoft) e o Parallels Desktop (Apple)…

“The latest iteration of the Parallels Desktop application, Parallels Desktop 18, has a massive change log that includes better support for Apple Silicon and Windows 11. That better support also includes an easier install process, and even a better Linux install experience through some automatic downloads and configurations. Not only that, but Parallels also now supports game controllers being plugged into their Mac.”

— by Hot Hardware.

A nova versão do Parallels Desktop se tornou especial nestes últimos tempos, devido não só ao fato de que os novos desktops da Apple utilizarem um SoC baseado no set de instruções ARM (além da x86, usado nos MACs mais antigos), como também pelo fato de melhorar o suporte para o novo sistema operacional da Microsoft: o Windows 11! Em geral, as aplicações voltadas para este sistema são compiladas para a plataforma x86 e apesar dos novos MACs utilizarem a plataforma ARM, o Parallels Desktop consegue executá-las com ótima compatibilidade!

O novo hipervisor também recebeu muitas melhorias para entregar uma melhor experiência geral na instalação de distribuições GNU/Linux, além de facilidades para a execução desta operação através de downloads automáticos, bem como as configurações adicionais necessárias para o seu funcionamento. As operações de leitura e gravação de dados também serão executadas com melhor performance nos MACs, além do suporte melhorado para dispositivos que utilizam conexões baseadas na tecnologia USB 3.0. Por fim, até mesmo os controladores de jogos poderão ser compartilhados para os sistemas hospedados, tanto o Windows quanto o Linux.

Apesar de existirem outras soluções gratuitas, o Parallels Desktop se destaca pela facilidade de uso e excelente desempenho, tornando-se uma excelente plataforma de virtualização para os usuários da Apple, que se dispõem a pagar pelo software. Por isto, existem três edições disponíveis: a Standard (suporte para as telas ProMotion e maior de desempenho para SoCs Apple M1 Ultra), a Pro (suporte para inicialização de rede, isolamento de redes de máquinas virtuais e função de condicionamento de rede) e a Business (melhor autenticação, implantação e provisionamento de SSO/SAML de máquinas virtuais do Windows). Obviamente, as edições mais avançadas já incluem os recursos disponíveis nas edições mais básicas.

Será que um dia, o GNOME Boxes chegará a este patamar? Espero que sim! &;-D