GPUs Intel Arc & Xe não suportam versões mais antigas do DirectX!

Muitas vezes, os usuários montam PCs desktops mais modestos com o objetivo de usá-los como plataforma de jogos, para rodar antigos títulos que ainda são bastante populares, apesar de terem sido lançados há tempos. Porém, tais títulos utilizam versões antigas das principais APIs gráficas 3D (DirectX e OpenGL), o que pode acabar se tornando um inconveniente, se o novo hardware e seus respectivos drivers não proverem o suporte adequado…

“Arc “Alchemist” graphics cards use the Xe-LP and Xe-HPG graphics architectures, which lack DirectX 9 functionality. Microsoft D3D9On12 translates D3D9 API instructions to D3D12, which the drivers can recognize. Older graphics architectures like Gen11 powering “Ice Lake” and Gen9.5 found in all “Skylake” derivatives support DirectX 9; however when combined with Arc “Alchemist” graphics cards, the drivers activate D3D9On12 to accommodate the discrete GPU, unless the dGPU is disabled. Intel Graphics won’t provide support for API translation, pointing users to Microsoft and game developers.”

— by The Guru of 3D.

Este parece ser o caso da Intel, com as suas mais recentes linhas Arc e Xe: basicamente, as suas novas soluções de vídeo não provêm o suporte adequado para os jogos que utilizam a antiga API gráfica DirectX 9, limitando-se a funcionar apenas através do D3D9On12, um sistema de tradução que converte as instruções da API D3Dv9 para a D3Dv12. E se em um determinado sistema utilizar as soluções integradas mais antigas (IGPs que suportam nativamente o DirectX 9) com as dedicadas mais recentes (dGPUs) de forma combinada, os drivers ativam o D3D9On12 somente para acomodar a GPU discreta, deixando a solução integrada sem uso.

Para variar, algumas GPUs Arc também tiveram problemas relacionados aos driver e um desempenho ruim, para a execução de jogos que usam as APIs anteriores ao DirectX 12 (mas não tão antigas, como próprio DirectX 11). Segundo a empresa, tais drivers ainda não se encontram efetivamente otimizados para as GPUs da linha Arc e para variar, também não sabemos como a emulação do DirectX 9 afetaria o desempenho das novas soluções gráficas. Por fim, a Intel deixa claro que nem sequer oferecerá suporte para a tradução de API, jogando a bomba redirecionando os usuários para a Microsoft e os desenvolvedores de jogos.

Na minha opinião, este foi um belo tiro no pé dado pela Intel em relação ao marketing e publicidade para os seus novos produtos! Se já não basta disputar o espaço no mercado com concorrentes de peso como a nVidia e a AMD, ainda entrega soluções que deixam a desejar em termos de retro-compatibilidade (uma das principais particularidades a qual coloca os jogos de PCs em evidência). Mas por outro lado, isto também poderá facilitar muito o desenvolvimento e a otimização dos seus drivers, já que terá que se preocupar apenas com um conjunto bem mais reduzido de API gráfica para prover o suporte adequado!

Ainda bem que linuxers em geral, não precisam do DirectX… &;-D