Lembro-me como se fosse ontem! Em uma exposição voltada para a Informática & Tecnologia no InfoCentro (em 1998 ou 1999, pois não sei exatamente qual foi o ano), a Apple anunciou a sua nova linha de computadores pessoais iMac. Dotado de um design integrado “tudo-em-um”, o novo iMac não só se destacou pela sua beleza, qualidade, potência e praticidade, como também foi o principal produto responsável por salvar a empresa na época, que se encontrava em dificuldades financeiras em vista de algumas decisões ruins…
“Every part of the iMac has been improved over its 24 years, but Apple got everything right from the start – and so it’s the only computer begun in 1998 that you can still buy in 2022. If there’s a single Mac that is the most beloved, then it could be the Macintosh SE/30, and it could be the Macintosh IIfx, but it’s probably the 2006 Mac Pro. There’s no question, though, over how the iMac is the most beloved, and most successful series of Macs that Apple ever made.”
— by Apple Insider.
Na época, os PCs desktops eram dotados de gabinetes grandes e desajeitados, juntamente com os antigos monitores CRTs, além de exigirem uma série de cabos para realizar a conexão da máquina com os seus periféricos. Com a adoção de um gabinete “tudo-em-um”, foi possível a redução da quantidade de cabos para conectá-los, além de possibilitar a sua utilização em espaços mais reduzidos. E além de belo, o equipamento era dotado de uma boa CPU (um PowerPC 750 “G3″ de 233-MHz e 512 kB de cache), além de um monitor com 15” de diagonal.
O design em si não era algo totalmente novo ou inédito. Além da própria Apple, a Compaq também foi outro grande fabricante de PCs desktops, que havia lançado uma linha de produtos dotado de um design similar há alguns anos, batizada de Presario. No entanto, estes eram dotados de um acabamento mais sóbrio e menos “cheguei!” chamativos que os novos iMac, os quais vez eram mais estilosos e agradaram bastante aos afortunados, caso estivessem dispostos a comprá-los por “apenas” US$ 1,299.00!
A partir dos novos iMac, a Apple pode se reestruturar e lançar outros produtos interessantes, os quais traziam o design como o seu principal diferencial, além de promover o fortalecimento da marca no mercado de computadores pessoais. Para isto, ela também lançou novos iMacs os quais traziam profundas reformulações no seu visual, adotando a cores branca e prateada, além de utilizar monitores LCDs no lugar dos CRT. As carcaças de plástico deram lugar ao alumínio, além de utilizar CPUs baseados em 3 distintos set de instruções: PowerPC, x86 e ARM.
Como eu queria ter um clássico iMac! Mas depois que vi o preço… &;-D