Diferente das demais profissões e as suas respectivas áreas de atuação, os profissionais da área de Tecnologia da Informação precisam se manter atualizados com maior frequência (para não dizer constantemente), devido as frequentes mudanças e inovações que ocorrem na Indústria de TI. Apesar disto, as principais áreas de atuação ainda mantém as suas bases, como a Infraestrutura e o Desenvolvimento, apesar delas terem sofrido profundas transformações…
“What’s the next big innovation in IT? For decades, there were clear answers to that question. There was always a revolutionary technology – like the internet, virtualization, and cloud computing – in the process of maturing. But today, I’m not sure that there is another big IT innovation around the corner. The technologies that are heralded as game-changers tend to be variations on established themes rather than true innovations. Or, they turn out to be duds that never come close to achieving their promised goals.”
— by IT Pro Today.
Mas para Christopher Tozzi (editor), o que está “acontecendo” é justamente o contrário: a inovação na área de TI está diminuindo (se é que ela ainda está acontecendo)! Após uma breve análise dos adventos tecnológicos nestes últimos tempos (a Internet, a virtualização, a computação em nuvens), bem como as próximas que carregam grandes expectativas (a inteligência artificial, o blockchain e o metaverso), ele chegou a conclusão de que veremos apenas evoluções (e não revoluções), com base nas tecnologias que já estabeleceram o seu espaço no mercado.
O principal motivo disto está no fato de que após décadas de evolução e transformação, a TI chegou a um estágio tal de amadurecimento que já não permite mais espaços para as inovações e revoluções, tal como aconteceram em um passado não muito distante! Ele cita exemplos clássicos como os servidores de redes, que mantém a mesma abordagem que há algumas décadas (embora o acesso a Internet e o suporte de tecnologias como a virtualização, tenham influenciado radicalmente). Para complementar, ele também declara que “não há tantas oportunidades para inovações em TI porque as soluções que temos hoje já são muito boas”.
Uma pena que algumas delas foram deixadas de lado: a SDN (Software-Defined Networking), a qual promove profundas mudanças em relação a gestão das infraestrutura de redes e a DevOps, a qual estabelece um conjunto de práticas que combina desenvolvimento de software (Dev) e operações de TI (Ops), aproximando as duas grandes áreas que até então, eram vistas como entidades distintas: Desenvolvimento e Infraestrutura. Por fim, vale lembrar que o Software Livre também teve um grande papel nestas transformações, já que a sua influência moldou a maneira como os softwares são produzidos e comercializados. Ou estou enganado?
Se o autor em questão declara já não consegue mais enxergar onde as inovações revolucionárias poderiam surgir, também acredito que ele também possa estar olhando para a direção errada: nestes últimos anos, estamos vendo surgir uma série de inovações voltadas para a educação, para a qual o ensino remoto, as ferramentas de tecnologia voltadas para a aprendizagem e as novas estratégias baseadas em processos de gamificação, já estão trazendo grandes transformações para o ensino como o conhecemos! E graças ao modo híbrido (presencial e remoto), o estudante está se tornando (de fato) o protagonista do seu próprio aprendizado!
Mas no geral, estou de acordo com as suas opiniões… &-D