Se existe uma comunidade “chatinha” (no bom sentido) em relação a aspectos como a liberdade, a privacidade e a segurança, esta é aquela que mantém o Projeto Debian Linux! Considerada um dos maiores projetos de Software Livre do planeta (talvez perdendo apenas para o kernel Linux), o Debian é (também) a base de inúmeras outras “distros”, dentre as quais destacam-se o Ubuntu e o Mint. E a sua estrita adesão aos princípios que regem o Software Livre, também acabam influenciando algumas decisões relacionadas ao sistema…
“Earlier, Chromium used Google as the default search engine in Debian. However, Debian is going to use DuckDuckGo as the default search engine for Chromium. (…) It all started when bug report #956012 was filed in April 2020, stating to use DuckDuckGo as the default search engine for the Chromium package. You can see the decision was not taken in any hurry, as the maintainers took more than two years to close the bug report. The reason for the change goes as stated in the official package update announcement.”
— by It’s FOSS News.
Uma delas foi a remoção da engine de buscas do Google para o navegador WEB Chromium, que por sua vez é um projeto de Software Livre mantido pela própria empresa, com o objetivo de estabelecer uma forte relação com a comunidade. A partir este projeto, o Google desenvolve o seu navegador WEB comercial Chrome. Há tempos, sabemos que as empresas de Tecnologia (que vivem de publicidade) fazem o rastreio dos usuários de seus serviços, para refinar as suas engines para o oferecimento de propagandas que são do seu “interesse”. O problema é que tais rastreios, invadem a sua privacidade sob diversos aspectos!
O DuckDuckGo é um mecanismo de busca privado que não rastreia seu usuário e por isto, ganhou a preferência de muitos linuxers que se preocupam com a sua própria privacidade. Ele é tão bom neste aspecto, que nem sequer é possível estimar a quantidade de usuários que fazem o uso do serviço! Embora não seja tão popular quanto o Google (ou o Yahoo! e até mesmo o Bing), o DuckDuckGo oferece os recursos essenciais para a realização de boas pesquisas, pois além de páginas WEB, também são exibidos links para imagens e vídeos. A partir da versão 104, o DuckDuckGo será a engine de busca padrão para o navegador WEB Chromium.
Aproveitei a oportunidade e também configurei o meu navegador WEB Firefox para utilizar o DuckDuckGo no lugar do Google, mantendo-o como a minha engine de busca padrão. No geral, primeiras impressões têm sido boas, com destaque para a possibilidade de ajustar as fontes da página de resultados (tipo e tamanho), bem como alterar o comportamento dela: por exemplo, ativei o uso da barra de rolagem infinita para a exibição de resultados em uma única página, além da abertura de links em uma nova página. E confesso que até o momento, estou gostando muito!
E quem sabe um dia, possa detonar de vez a minha conta no Google! &;-D