Qual é a sua fonte preferida? Obviamente, vai depender muito da finalidade para a qual ela será utilizada! Pessoalmente, gosto muito das fontes mono-espaçadas para o uso em atividades gerais, como a edição de textos simples e e-mails, além da execução de comandos diversos através do terminal! Mais recentemente, devido a necessidade de desenvolver as habilidades de programação (em Shell Script e Python), também passei a utilizar estas fontes em IDEs (Integrated Development Environment) e outras ferramentas de edição, voltadas para a codificação…
“North Carolina-based developer Idrees Hassan loves Minecraft so much that he recently created a monospaced font for programming based on the typeface found in the wildly popular video game. The result, Monocraft, gives programmers the feel of being in Minecraft without using any assets from the game. (…) To adapt the Minecraft font for development purposes, Hassan redesigned characters to look better in a monospaced format, added a few serifs to make letters such as “i” and “l” easier to distinguish, created new programming ligature characters, and refined the arrow characters to make them easier to read.”
— by Ars Technica.
Apesar de ser muito bem atendido pelas fontes disponíveis do sistema, confesso que já passei pela tentação de instalar fontes adicionais, para promover uma melhor experiência geral no uso do meu PC desktop! Destas, uma das que acabaram de me chamar a atenção é a Monocraft, uma nova fonte mono-espaçada desenvolvida por Idrees Hassan, inspirada em sua paixão pelo jogo Minecraft! Segundo o desenvolvedor, ele fez esta fonte porque achou que “seria divertido aprender como as fontes funcionavam”, dando para os programadores interessados, “a sensação de estar no Minecraft sem usar nenhum recurso do jogo”!
Para esta empreitada, Hassan teve que resolver alguns problemas relacionados a criação de novas fontes, como o ajuste do espaçamento entre caracteres em uma fonte proporcional, além de definir o tamanho dos pixels que as compõem. Foi necessário redesenhar alguns caracteres, para que eles possam serem exibidos melhor em um formato mono-espaçado, destacando a adição de serifas para as letras “i” e “I”, de forma a torná-las distinguíveis entre si. Ele disse que se empolgou de tal maneira com esta fonte, que “exagerou” a ponto de torná-la adequada para ser utilizada para fins de programação. Eis, o resultado para conferir!
A nova fonte poderá ser baixada “de grátis” através do GitHub, embora ela não seja endossada oficialmente por parte da Mojang ou Microsoft. Por utilizar o formato OpenType, ela é compatível com os sistemas operacionais Windows, macOS e Linux. O arquivo Monocraft.otf deverá ser baixado e instalado manualmente, através da utilização dos recursos nativos do sistema em uso: no Windows, bastará apenas clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Instalar”; já no macos e no Linux, o mesmo processo poderá ser executado através do clique duplo com o mouse, o qual irá abrir os seus respectivos utilitários para a gestão das fontes do sistema.
Testei, mas não gostei. Ainda assim, acompanharei as próximas versões… &;-D