Fiquei muito feliz quando a Apple decidiu criar as edições Mini para as suas consagradas linhas de smartphones, já que não sou fã dos smartphones de tela grande e prefiro os dispositivos compactos, os quais em geral entregam uma melhor usabilidade com apenas umas das mãos. Até existem produtos com dimensões menores para a plataforma Android, mas em geral estes aparelhos são de baixa qualidade e voltados para o mercado de entrada. Mas infelizmente, as vendas destes aparelhos foram abaixo do esperado…
“Has Apple underestimated the appeal of small phones? Apple Analyst Ming-Chi Kuo has posted his thoughts on early pre-order figures for the company’s newly announced iPhone 14 family, and numbers for the iPhone 14 and iPhone 14 Plus are reportedly ‘bad’. Kuo speculates that Apple’s decision to drop the Mini variant has not resonated with buyers, and fans of small phones are therefore holding off on upgrading.”
— by ExtremeTech.
Por isto, a empresa decidiu acabar de vez com as edições Mini, por acreditar que eles não são tão desejados. Só que não: com base na análise de dados públicos da empresa referentes aos smartphones (como os cronogramas de entrega projetados para os novos modelos em vários mercados) o analista Ming-Chi Kuo acredita que as vendas dos smartphones iPhone 14 e iPhone 14 Plus foram abaixo do esperado, pelo fato dos donos das edições Mini estarem bastante satisfeitos com os seus aparelhos! Ele se baseia no fato de que os iPhones Mini e SE apresentam excelentes números de vendas entre os entusiastas de dispositivos compactos, chegando ao ponto de superar as vendas dos novos iPhones 14 e 14 Plus!
Para se ter uma idéia da diferença de tamanho, os modelos Mini possuem telas LCDs com diagonais de 5.4″, ao passo que as telas dos novos iPhone 14 medem 6.1″. Ming-Chi Kuo também acredita que ao invés de trocá-los, estes usuários preferem manter os aparelhos compactos e com isto, estão gerando um impacto negativo para as vendas dos novos modelos! Para ele, a Apple subestimou o apelo dos telefones pequenos e por tê-los eliminados do seu catálogo, deixou esta classe de usuários insatisfeita, culminando na estratégia falha de segmentação de produtos da empresa. E se a demanda pelos modelos padrão não melhorar, a Apple poderá reduzir os pedidos para os seus fornecedores ainda este ano.
Será mesmo? Os novos iPhones foram lançados recentemente e apesar das vendas iniciais não serem tão boas o quanto se esperavam, ainda é cedo para chegar a esta conclusão com base nestes números. Porém, uma série de especialistas e aficionados por Tecnologia, já publicaram matérias interessantes sobre a excelente decisão de apostar nesta classe de aparelhos, sabendo que muitos usuários (como eu) não gostam de aparelhos com telas grandes. Por isto, eis uma outra possibilidade: se esta tese realmente se confirmar, então veremos os “antigos” iPhones Mini e SE serem bastante valorizados no mercado!
Será que terei que me contentar com outro iPhone SE? Putz… &;-D