Qual seria a velocidade de tráfego ideal para a “sua” Internet?

Eis, uma pergunta que (por incrível que pareça) não sei responder! Apesar dos nossos provedores de acesso oferecerem planos que variam de 100 a 300 Mbps, até então acreditava que não seriam necessários +25 Mbps, para uma família de até 4 pessoas! Com esta velocidade, poderemos sustentar tranquilamente 4 streamings de vídeo com definição Full-HD ou apenas um em definição 4K. Ainda assim, muitos provedores continuam insistindo na idéia de que “quanto mais, melhor”

“You may have noticed that we’re very focused on speed around here. From our beginning with 1 Gig to being one of the first ISPs with a widely accessible multi-gig product with 2 Gig two years ago, Google Fiber has always been pushing what ‘fast’ means when it comes to internet service. And we’re ready to do it again, because, let’s face it, fast is relative to what you need and want to do online. There will always be more to do. More files to upload and download, more games to play, more transactions to make, more movies to stream, more media to create – just… more of everything.”

— by Google Fiber blog.

Já o Google Fiber, não só apóia essa idéia como também é uma das principais operadoras do mercado, a incentivar esta corrida armamentista! Embora tenha uma pequena base de usuários restrita nos Estados Unidos, a subsidiária do grupo Alphabet Inc. já oferece acesso a Internet por fibra óptica a velocidades entre 1 a 2 Gbps. A empresa também concede um roteador wireless robusto, com suporte para o uso de três bandas simultâneas (2.4, 5 e 6 GHz), além de prover uma infraestrutura de redes baseada na tecnologia Mesh. Por fim, também integra um bom plano de armazenamento nas nuvens (Google Drive) de até 1 TB.

Se estes valores já impressionam, preparem-se: a partir do ano que vem (2023), a empresa irá lançar novos planos de 5 e 8 Gbps e com velocidades simétricas (tanto para uploado quanto para donwloads)! Na visão da empresa, ela acredita que o usuário sempre irá “ter mais o que fazer”, como mais arquivos transferir, mais jogos para curtir, mais transações para fazer, mais filmes para reproduzir, mais mídias para criar, enfim: apenas… mais de tudo. Inclusive, mais até no preço: se os planos mais básicos atuais saíam por 70 e 100 dólares, os novos planos serão comercializados por 125 e 150 dólares, respectivamente!

E nem é preciso dizer que não haverá limites de dados… 😉

A questão é: tudo isto é realmente necessário? Embora não seja um “usuário pesado” (heavy user), faço o uso diário do acesso a Internet para diversas atividades (pesquisas no Google, streaming de séries, jogos em multiplayer, atualizações do sistema e ocasionalmente, o download de novos jogos). No geral, a “minha” Internet de 15 Mbps (provida pela Torres Telecom) atende de forma satisfatória e até reconheço que se fosse um pouco mais veloz, as experiências seriam até melhores! Porém, mantenho o plano atual graças ao seu bom preço.

Uma pena que os serviços de acesso 4G/5G possuem cotas de dados! Senão… &;-D