Cibersegurança: qual seria o caminho mais curto para iniciar…

… a carreira profissional, nesta emergente área de atuação? Pois a Segurança da Informação se enquadra mais no contexto de uma especialização, do que uma formação tradicional e por isto, os candidatos que desejam ingressar nesta área em geral, necessitam ter bons conhecimentos técnicos em Infraestrutura de TI. Caso contrário, eles não terão uma boa base para desenvolver as habilidades necessárias para atuar neste campo ou ainda, terá sérias dificuldades técnicas…

“This Cybersecurity pathway prepares you for an entry-level cybersecurity position, such as a Cybersecurity Technician, Junior Cybersecurity Analyst, or Tier 1 Help Desk Support role. You will learn vital skills like threat intelligence, network security, and risk management to protect yourself and organizations from cyber attacks. If you enjoy solving puzzles, are passionate about technology, and like working in teams, the field of cybersecurity may be a great fit for you!”

— by Skills for All.

Por isto, uma iniciativa da Cisco Networking Academy se tornou particularmente interessante neste aspecto: ao invés de oferecer mais um curso isolado (como qualquer outro que promete mil maravilhas, mas deixa a desejar nos requisitos), ela inovou ao anunciar 6 cursos correlacionados e que fazem parte de uma nova trilha, voltada para uma formação em cibersegurança! Estes por sua vez, serão disponibilizados de forma gratuita na plataforma Skills For All, bastando aos interessados apenas dispor de uma conta de autenticação na plataforma.

Eis, os cursos “Introdução à Cibersegurança”, “Conceitos Básicos de Redes”, “Dispositivos de Redes” e “Configuração Inicial”, “Segurança de Endpoint”, “Defesa de Redes” e “Gerenciamento de Ameaças Cibernéticas”, os quais juntos irão totalizar uma carga de 160 horas! Ao final da trilha, o estudante estará preparado para atuar como técnico ou analista de cibersegurança (JR) ou suporte de help-desk (N1) e se desejar, também terá as bases necessárias para se submeter ao exame de Especialista em TI: Cibersegurança, da Certiport.

As novidades não param por aqui: a Skills for All também irá prover suporte para os instrutores da Cisco Network Academy, possibilitando a criação de turmas, o cadastramento de estudantes e o monitoramento de suas performances. A partir dela, o instrutor poderá auxiliar aos estudantes durante a aprendizagem, guiando-os durante o processo e promovendo orientações adicionais, conforme o curso em questão e as suas exigências e/ou requerimentos.

Gostei MUITO desta iniciativa, justamente pelo fato dela incluir os cursos voltados para a Infraestrutura de TI (especialmente em redes), combinados com os cursos voltados para a especialização em segurança. E se não bastasse toda esta boa quantidade de materiais, o estudante ainda poderá dar continuidade aos estudos, através de outros cursos mais avançados, como o CyberOps Associate (o qual também possui uma certificação dedicada) e o Network Security.

O que mais posso dizer? Aproveitem enquanto é tempo! Senão… &;-D