Canonical lança uma nova edição do Ubuntu: eis, 22.10 “Kinetic Kudu”!

Definitivamente, esta será uma semana praticamente dedicada aos lançamentos! De iniciativas voltados para a educação, passando por tecnologias de rede, conexões de hardware e novos jogos eletrônicos, desta vez o foco desta postagem será voltado para sistemas operacionais. A Canonical fez hoje o seu habitual anúncio oficial semestral, ao disponibilizar a edição estável da mais popular distribuição GNU/Linux do mercado: eis, o Ubuntu 22.10 “Kinetic Kudu”!

“The latest interim release of Ubuntu helps IoT developers and enterprise administrators. Ubuntu 22.10 will be available to download and install later today from https://ubuntu.com/download. Codenamed “Kinetic Kudu”, this interim release improves the experience of enterprise developers and IT administrators. It also includes the latest toolchains and applications with a particular focus on the IoT ecosystem.”

— by Ubuntu blog.

Além de trazer as habituais atualizações de pacotes para as mais importantes peças de softwares que fazem parte deste belo ecossistema, a nova versão do Ubuntu se destaca por promover novas ferramentas para otimizar o fluxo de trabalho dos desenvolvedores, o suporte para microcontroladores e monitores incorporados no Raspberry Pi, a atualização de ferramentas para o gerenciamento empresarial e o melhor desempenho e usabilidade para o uso em desktops.

Segundo Mark Shuttleworth (CEO da Canonical), os dispositivos conectados “são uma área de inovação empolgante que também cria novos riscos digitais em casa e nos negócios”. Além disso, a empresa está focada em “habilitar uma nova geração de IoT fácil de usar e altamente segura, para que esses desenvolvedores em particular encontrem várias melhorias na qualidade de vida para dispositivos embarcados e desenvolvimento remoto”. Por fim, ele também afirmou que “esta versão também traz novos recursos para nossa história de gerenciamento empresarial”, destacando a nova versão beta da sua nova ferramenta de gestão: o Landscape.

Além de outras pequenas melhorias, otimizações e correções de erros…

Como já havia dito em uma postagem anterior, venho acompanhando a evolução do Ubuntu e a sua contribuição para o ecossistema formado em torno do Software Livre, bem como as inovações que a Canonical & Mark Shuttleworth vêm promovendo em prol da sua utilização no mercado! E mesmo não pertecendo ao hall das distribuições legendárias (o Ubuntu surgiu bem depois do Slackware, do Debian e do Red Hat), há tempos esta distro vem merecendo um status compatível aos seus feitos e conquistas. Parabéns, Ubuntu!

Por isto, continuo recomendando-o para os iniciantes… &;-D