Se existe algo que aprendi nestes últimos anos, é que os tablets e smartphones em geral necessitam de sistemas operacionais dotados de interfaces exclusivas e otimizadas para o uso da tela touchscreen, bem diferente dos PCs desktops em geral! No entanto, algums desenvolvedores são teimosos por quererem desenvolver interações universais para ambas as classes de dispositivos e no final das contas, acabam se tornando úteis apenas para uma destas classes…
“Microsoft Edge Canary has a new feature in testing that allows you to make the interface more touch friendly. The option, called touch mode, can be toggled on or off or set to switch automatically. When enabled, it rounds the corners of various UI elements of Edge and spaces buttons, icons, and tabs further apart. The feature seems to be in limited testing through Edge Canary, so you may not see it as an option, even if you’re running the latest build.”
— by Windows Central.
O Windows 8/8.1 é um belo exemplo disto! Porém, a Microsoft parece não ter aprendido esta lição e por isto, resolveu trabalhar em um modo otimizado para o toque para seu navegador Edge, trazendo uma opção de configuração que ao ser habilitada, ajustará vários elementos visuais (ícones, bordas, guias, etc) de forma a torná-los mais acessível para esta classe de dispositivos. No momento, o recurso em questão está sendo disponibilizado apenas para teste (Edge Canary), tendo sido descoberto pela primeira vez pelo usuário do Reddit Leo Varela.
A Microsoft quer melhorar a experiência operacional do Windows 11 em tablets e para isto, ela promove as mudanças necessárias para a principal aplicação deste sistema: o navegador WEB! Além disso, o Windows 11 também inclui vários recursos para tablets, como um Snap Assist aprimorado, uma variedade de gestos e um novo teclado de toque. Ter o seu próprio navegador WEB otimizado para dispostivos 2 em 1 (como os notebooks conversíveis) não só ajudará a empresa a atingir estes objetivos, como também tornará esta peça de software mais competitiva.
Por incrível que pareça, a execução de jogos através das nuvens (Xbox Cloud Gaming) também poderá ser privilegiada pelos novos recursos, já que contar com um navegador WEB otimizado para toque em dispositivos portáteis (como o Steam Deck e outros consoles que estão sendo lançados nestes últimos tempos), poderá trazer mais conforto para os usuários em relação a interação com os jogos suportados. Se vai dar certo? Não sabemos e além disso, tenho as minhas dúvidas em relação a isto! Porém, como não serão mudanças efetivas e irreversíveis (o usuário poderá desabilitá-las, se desejar), confesso que estou curioso.
Especialmente para jogar uma versão WEB de Angry Birds ou Tetris… &;-D