Se existe uma coisa que não consigo entender no mundo dos tablets e smartphones, é esta demora para disponibilizar imagens de sistemas recém-lançados! Diferente dos sistemas tradicionais para PCs desktops (que podem ser baixados e instalados praticamente “no mesmo dia”), existe uma série de processos e etapas que devem ser obedecidos, para que o sistema esteja apto a ser utilizado nestes aparelhos. Isto se dá em vista das diferentes especificações de hardware (SoC), além do suporte dado para as redes móveis pelas operadoras de telefonia…
“If you are looking at the undisputed OEM when it comes to delivering timely updates, no one can match Samsung. Sure, Google is normally the first one to deliver the required updates, but that’s a first-party OEM and Android is Google’s home turf. South Korean giant has started rolling out the Android 13/One UI 5.0 to 3 devices starting today. (…) The phones that are getting the Android 13 update are the Galaxy Z Fold 4, Galaxy Z Flip 4, and the mid-range Galaxy A52. For the A53 owners, the update started rolling out yesterday, so don’t worry, the update is always rolling out to you.”
— by WCCFTech.
Recebi a notícia de que a Samsung “supera seu próprio compromisso” ao entregar o Android 13, para alguns smartphones de sua linha de produtos como os Galaxies A52, Z Fold 4 e o Z Flip 4! De início, fiquei um pouco confuso em relação a linha do tempo, pois achava que o sistema em questão já havia sido lançado há alguns meses. Cheguei até pensar que estava me confundindo com algum anúncio de edições beta e que deixei passar em branco, mas que nada: o Android já havia sido lançado mesmo há +3 meses e só agora, está disponível para estes aparelhos!
A empresa também compartilhou uma linha do tempo para os smarphones que atualmente são suportados e que receberão a nova versão do Android, o que definitivamente evidencia (segundo o autor) o seu compromisso de manter os seus produtos atualizados! Apesar destas atualizações não serem tão rápidas como as da Apple e do Google para os seus produtos, estas representam uma boa marca em relação aos demais fabricantes que na maioria dos casos, levam uma eternidade para prover as novas edições do sistema para os seus aparelhos. Se é que o fazem…
Desculpa, apesar dos bons “resultados” apresentado pela Samsung, não consigo “engolir” essa demora toda para a disponibilização do novo sistema! Inclusive, já não seria o momento de pensar em tecnologias, recursos e processos, para reduzir ainda mais este “tempo de espera”? Lembro-me que há alguns anos, o próprio Google estava promovendo algumas mudanças para tornar a infraestrutura de software mais ágil neste quesito e assim, reduzir bastante a fragmentação do sistema no mercado, que atualmente conta com várias versões em uso.
De fato, o Android 13 foi lançado e nem sequer publiquei algo a respeito… &;-D