O fim de uma longa espera: comprei o PC ultra-compacto da Soyo!

Há duas semanas, havia publicado uma coluna sobre as minhas dificuldades para encontrar um PC desktop ultra-compacto, dotado de boa qualidade e preço razoável, para atender as minhas necessidades gerais. Embora não faça muita questão de contar com máquinas poderosas e super-dotadas, não abro mão das especificações técnicas bem delineadas, além de uma construção sólida e confiável para o dia-a-dia! Mas, como havia relatado anteriormente, não consegui encontrar a “máquina dos sonhos”

No entanto, alguns fabricantes “desconhecidos” e de procedência “duvidosa” apareceram aos montes, oferecendo equipamentos dotados de boas especificações técnicas (algumas inclusive “irresistíveis”), além de valores bem mais em conta para a sua comercialização. O problema é que já tive vários clientes que sofreram com experiências negativas em relação a esta classe de dispositivos e por isto, cheguei ao ponto de ganhar uma certa aversão em relação a estas marcas, passando a ignorar de forma sistemática, quaisquer produtos oferecidos por elas!

Só que tenho um irmão que não só gosta muito desta linha de produtos, como também faz compras regulares de diversos eletrônicos em sites especializados, como o AliExpress, o Mercado Livre e o Shopee, apesar de também ter sofrido com algumas experiências ruins. Então, com base no seu incentivo, resolvi investigar uma das marcas de PCs ultra-compactos que me satisfizeram e contrariando as minhas expectativas, descobri que ela possui um certo “reconhecimento” por parte dos entusiastas, apesar de não se comparar aos fabricantes tradicionais.

Eis a Soyo Group, um fabricante de eletrônicos que se estabeleceu em 1985 e com sede na China. Atualmente, ela comercializa uma série de produtos eletrônicos, dentre os quais um mini PC (sem nome) dotado de uma CPU Intel Core i3-10100U, com 2 núcleos e 4 threads, rodando a 2.1 GHz (até 4.1 GHz em modo boost) e TDP de 15 Watts, além de ser fabricado sob a litografia de 14nm, de vir também com apenas 4 GB de memória RAM DDR4 (expansível até 16 GB) e um SSD de 128 GB (sem maiores detalhes). Apesar de ser uma máquina bem modesta até mesmo para as minhas necessidades, resolvi adquiri-la para fins de experiência!

Contrariando as minhas expectativas, o equipamento chegou dois dias antes do previsto (8/dez) e graças a um amigo (que me emprestou um pendrive, pois havia esquecido os meus na instituição para a qual trabalho), pude fazer a instalação do meu sistema operacional preferido (Debian), para “curtir” a nova aquisição. Passei a madrugada inteira de ontem (9/dez) preparando a nova estação de trabalho, além de migrar os dados da antiga máquina para nova e de quebra, promover uma bela limpeza no meu escritório, pois há tempos que não faço uma boa faxina na região onde ficam instalados os cabos de dados e de alimentação…

Se tudo der certo, vou mantê-la por 2 ou 3 anos e durante este período, será bem provavel que eu faça alguns upgrades no mini PC. Por exemplo, pode ser que seja necessário aumentar a quantidade de memória RAM (4 GB é pouco para os padrões atuais), além da possibilidade de trocar a unidade de armazenamento por outra mais confiável (já que ele irá guardar os meus dados). Ainda assim, posso também adquirir um novo PC desktop antes do tempo, caso encontre uma máquina que me satisfaça em todos os quesitos! Neste caso, o mini PC da Soyo será reutilizado para testes e experiências (especialmente com sistemas operacionais para servidores).

E o antigo nettop? Por precaução, vou mantê-lo na reserva… &;-D