Novo drone DJI Mini 3 é voltado para iniciantes e oferece bons recursos!

Se existe uma profissão que não imaginava existir (até ri quando soube dela), esta é a piloto de drones! Por se tratar de uma classe de equipamentos que em geral, possuem câmeras digitais e são capazes de sobrevoar áreas inacessíveis, muitas vezes se faz necessária a contratação de profissionais especializados não só em filmagem e fotografia, mas que também sejam hábeis para a realização de diferentes manobras, bem como outras exigências da profissão em questão…

“If you’re looking for a starter drone, I highly recommend checking out the all-new DJI Mini 3, the successor to the highly popular Mini 2, and an entry-level version of the very capable Mini 3 Pro. I make no secret of the fact that out of all my drones, the Mini 3 Pro is my favorite (yes, even beating the Mavic 3). I like the portability and freedom that the compact sub-249g drone offers. The Mini 3 takes many of the good bits of the Mini 3 Pro, adds more battery life, and drops the starting price by $200.”

— by ZDNet.

Além da formação técnica (pois existem cursos de especialização para isto), outra grande diferença dos profissionais em relação aos amadores, está na sofisticação e qualidade dos equipamentos que eles utilizam. Em geral, os drones profissionais são caros, dotados de boas especificações técnicas e oferecem recursos mais avançados, se comparados aos drones de brinquedos! Ainda assim, é possível encontrar bons equipamentos que sejam relativamente acessíveis, embora não entreguem as mesmas especificações técnicas que os modelos mais avançados. Eis, o DJI Mini 3!

O novo drone DJI Mini 3 (sem o “PRO”) possui dimensões bem compactas, além de ser parecido com o modelo mais sofisticado. Em comparação a este último, ele entrega uma melhor autonomia de bateria (algo crítico para esta categoria de equipamentos), além de uma boa redução no preço final (US$ 559). Ambos possuem a mesma câmera de 12 megapixels (sensor de 1/1.3″ e lente equivalente a 24mm, além da abertura f/1.7) e são capazes de filmar em resolução 4K, embora seja limitada a apenas 30 quadros.

Porém, o DJI Mini 3 não possui os sensores de desvio de obstáculos, o que pode ser um fator determinantes para os pilotos pouco experientes (pois estes equipamentos sã voltados para esta categoria de usuários). O kit padrão já vem com o controlador DJI RC-N1 sem tela de LCD (designado para trabalhar em conjunto com um smartphone), mas se o piloto quiser dispor do controlador dotado deste recursos, terá que pagar 140 dólares a mais. Para uma aquisição que deveria ser de baixo custo, acredito que não valha a pena este gasto extra.

Não, obrigado. Com esse dinheiro, prefiro comprar algo bem mais “interessante”… &;-D