Criar fórmulas no Excel será (ainda) mais fácil? Eis, a promessa da…

… Microsoft em sua última atualização, para a suíte de escritório online Microsoft 365. Através de dois recursos novos – Sugestões de Fórmula e Fórmula por Exemplo – a empresa pretende tornar a vida dos usuários (ainda) mais fácil, automatizando determinados processos referentes a criação e customização de fórmulas, além de ajudar a economizar o nosso tempo e promover mais aprendizados em relação as fórmulas do Excel, à medida em que vamos usando-as…

“Microsoft has announced it’s making Excel’s autocomplete even smarter, at least in the web version that comes with Microsoft 365 (formerly known as Office 365). Last week it announced formula suggestions and formula by example, both of which may help automate some things that you had to do manually. Formula suggestions are pretty much what they say on the tin: if you type the equal sign into a cell, Excel for web will try to intelligently suggest what type of formula you should be using, given the data that’s around it.”

— by The Verge.

O novo sistema de sugestões se baseia nos conteúdos das células em volta daquelas que iremos editar, após a digitação do sinal de atribuição (igual). No momento, ele funciona apenas para a língua inglesa e dentre as funções sugeridas para serem utilizadas nas fórmulas, estão apenas a soma, a média, a contagem, a contagem, o mínimo e o máximo. De fato, não é algo considerado como grande inovação, já que concorrentes (como o Google Docs) já oferecem funcionalidades parecidas. No entanto, a forma como é implementada promete economizar mais tempo!

Já o sistema de exemplos, se baseia no princípio de que o preenchimento do restante de uma determinada coluna se dará a partir da análise dos dados das células já preenchidas e que a compõem, bem semelhante ao recurso Flash Fill implementado há alguns anos. Inclusive, também conta com um curto vídeo demonstrativo hospedado no Youtube. Basicamente, ele irá detectar um padrão através da combinação de informações de células e a partir daí, irá gerar automaticamente uma fórmula com o objetivo de economizar tempo na digitação.

Como se tratam de recursos que estão sendo implementados recentemente, provavelmente muitos usuários ainda não terão acesso a eles (especialmente se forem baseados em outras línguas além do inglês). Inclusive, outros recursos também estão chegando “aos poucos”, como a adição de imagens com textos alternativos e a sugestão de links. Quanto a este último, ele foi designado para corrigir links quebrados, seja por falhas no processo de digitação ou mudanças estruturais nos sites que os hospedam (ou por qualquer outro motivo).

Lembro-me como se fosse ontem: minhas primeiras experiências com o Excel foram por volta de 1996 e na época, ainda utilizamos a versão 5.0. Por ter sido desenvolvida para trabalhar com o Windows 3.11 (que por sua vez, era um sistema bastante limitado), ela possuía alguns sérios problemas de compatibilidade com o Windows 95 (um sistema multitarefa preemptivo de 32 bits), o que não só tornava a edição de planilhas uma experiência ruim, como também a gestão dos arquivos gerados por ela (por suportar apenas o sistema de nomenclatura de arquivos “8.3”).

Sem contar os problemas relacionados a estabilidade e travamentos… &;-D