2023 será um bom ano? Por incrível que pareça, torço para que não…

Todos os anos, sempre as mesmas expectativas! Para muitos, 2023 será um grande ano em termos de mudanças e transformações (especialmente para os petistas), sejam elas causadas por eventos externos (política, economia, religião, etc) ou porque simplesmente decidiram que vão fazer algo “diferente”! Já para outros, esta virada será o momento oportuno para agradecer pelas coisas boas que vieram, além de continuar na expectativa de que dias melhores virão, a partir deste novo ano que se inicia (igualzinho como foi o ano passado, o retrasado, etc)…

Sério? Pessoalmente, não sou da turma que gosta de comemorar festas natalinas e de finais anos novos (embora tenha sido um pouco diferente na minha juventude). Não compro roupas brancas, não pulo sete ondas, não faço oferendas a Iemanjá e nem como lentilhas, romãs ou uvas (apesar de me servir grãos diversos, sempre que vou almoçar em restaurantes a quilo). Por outro lado, não abro mão de uma taça de champanhe ou qualquer outra bebida gelada, especialmente se em sua composição, houver uma boa quantidade de álcool diluído…

Brincadeiras à parte, isto não quer dizer que também faço os meus planejamentos, especialmente em relação ao contexto profissional. Ainda neste ano, decidi promover uma reformulação no meu leque de certificações de TI, colocando a CompTIA no centro da atenções, em vista das suas excelentes certificações! Já havia tirado (e renovado) a CompTIA A+, conquistei a Network+ (sem grandes esforços, já que tinha a base da Cisco CCNA) e já estou com o exame da Security+ agendada para o início do ano que vem (era para ter me submetido ao exame ainda este ano, mas algumas pendências particulares me impediram de fazer isto).

Assim que obter a aprovação para a CompTIA Security+, o meu próximo passo será me concentrar na Computação em Nuvens. Além da possibilidade de obter a CompTIA Cloud+ (já para o final de 2023), também venho estudando a possibilidade de conquistar outras dentro deste contexto, como as certificações da Microsoft (Azure), além daquelas oferecidas pelo Google (CGP) e Amazon (AWS). O objetivo será atender aos requisitos para lecionar em determinadas instituições de ensino (pois sou Instrutor de TI), além de me preparar melhor para o mercado.

Também darei continuidade aos estudos, em relação a tecnologias e serviços relacionados a computação em nuvem, destacando a abordagem SDN (Redes Definidas por Softwares), a virtualização & containeres e a programação, com ênfase na orquestração e automação de processos. Há tempos, já venho estudando Python para obter ao menos, os conhecimentos essenciais para lidar com esta linguagem de programação e a partir do ano que vem, também terei que arrumar um tempo em minha agenda, para me aprimorar (ainda mais) nela. Como farei isso? Não sei…

Por fim, também pretendo “dar uma moral” para o Tux! Apesar de ser um usuário do sistema e fã de longa data, nunca tive a oportunidade de estudá-lo mais à fundo, em vista das poucas exigências profissionais em relação ao seu uso. Mas, como o Software Livre se tornou um dos pilares da Computação em Nuvens & SDN, agora tenho o “pretexto ideal” para me dedicar com mais afinco, os meus estudos para as tecnologias e serviços com base neste sistema, que por sua vez se tornou praticamente onipresente em qualquer infraestrutura baseada nas nuvens.

Já em relação aos planejamentos pessoais, sinto dizer mas por questões de privacidade & segurança, não vou entrar em maiores detalhes. Mas, certamente não será algo muito diferente do que já vinha fazendo nos anos anteriores e talvez o maior destaque seja a possibilidade de ter que se mudar, já que a qualidade de determinados serviços essenciais vem deixando bastante a desejar, como é o caso do transporte público (só tem vans) e do acesso a Internet, ambos bem precários. Acredito que uma localidade mais próxima dos centros urbanos resolveria estes dois problemas!

Por fim, o mais importante: ver o Mengão levantando mais taças… &;-D