O que eu poderia dizer da Wikipédia? Este grande portal colaborativo foi fundado em 2001 por Jimmy Wales e se tornou uma dos maiores referências em termos de informação e pesquisa. Pode-se dizer que praticamente qualquer assunto existente no mundo, há um artigo na Wikipédia! E se não bastasse a quantidade enorme de verbetes, elas também estão representadas em quase 300 línguas, embora o idioma inglês seja o mais popular e possua (bem) mais artigos…
“Wikipedia is finally getting its first major redesign in a decade, but it may be notable precisely because of how little it changes the core experience. The newly launched rework looks very familiar, and instead eliminates some common hassles. A new sticky header provides quick access to search and article sections, while a revised search shows images and descriptions as you type. It’s easier to switch languages, and a table of contents helps you navigate content.”
— by Engadget.
Porém, o aspecto mais interessante está relacionado a sua interface, a qual teve poucas mudanças ao longo dos anos e nesta última década, sequer foi feita alguma atualização importante (ou que ao menos, eu tenha notado)! Não que eu esteja reclamando (muito pelo contrário), mas projetos da magnitude do Wikipédia geralmente são mais ativos e dinâmicos. Ainda assim, nestes últimos tempos o portal recebeu pequenas (mas significativas) mudanças que apesar de não serem notadas de imediato, não deixam de causar impacto.
Dentre as mudanças feitas, foi adicionado um novo cabeçalho fixo (para fornecer acesso rápido às seções de pesquisa e artigo), revisões para a ferramenta de pesquisa (que a partir de agora, exibe imagens enquanto nós digitamos), maior facilidade para trocar o idioma e um novo sumário que auxilia na navegação pelo conteúdo. No geral, a Wikimedia Foundation (organização sem fins lucrativos, responsável pela gestão do portal) deixou claro que não removeu nenhuma funcionalidade, além de afirmar que as novas mudanças a tornaram mais eficiente!
Para aqueles que navegam neste humilde site, já devem ter notado que faço o uso massivo da Wikipédia tanto para buscar informações sobre os conteúdos que menciono, como também adiciono os respectivos links para prover as informações adicionais aos leitores interessados. E utilizo-a no idioma inglês por padrão, já que grande parte da minha audiência até então, faz o uso desta língua (mas de uns tempos para cá, os brasileiros passaram a acessar mais).
Parabéns, Wikipédia! E que continue assim: simples, elegante e confiável… &;-D