Porquê me tornei um instrutor?

Quando decidi sair da área de metalurgia e se aventurar na área de TI, minha principal motivação para esta grande mudança foi obter minha independência, seja como autônomo ou como empreendedor (já que na época, ainda não existia o MEI). E no leque de serviços a oferecer, lecionar faria parte deste belo pacote. No entanto, devido as boas experiências que tive trabalhando como instrutor…

… jamais imaginei que fosse gostar tanto de lecionar, a ponto de deixar as outras atividades de lado! Aos poucos, as turmas foram aparecendo, fui obtendo mais experiência e as oportunidades de qualificações foram surgindo: nesse meio tempo, também tirei importantes certificações de TI, como a CompTIA A+ e a Cisco CCNA. Por fim, fui habilitado pela instituição na qual trabalho como instrutor oficial da Netacad (Cisco Networking Academy).

Também abandonei as atividades de autônomo em 2010 (encerrei também o MEI, embora por motivos burocráticos), interrompi as atividades de redator em 2012 (redigia artigos para o Guia do Hardware.net) e com o boom do Pronatec (um “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego”, bancado pelo governo), passei a trabalhar exclusivamente como instrutor no SENAC Rio. E não penso em fazer outra coisa!

No geral, estes foram anos maravilhosos e durante todo esse tempo, nunca me senti tão feliz e realizado profissionalmente, mesmo apesar de lidar com os ossos de ofício da profissão, como estudantes desinteressados, problemáticos e até mesmo desrespeitosos (mas nada comparado ao que os professores de escolas públicas vêem passando). Mas infelizmente, devido a crise a qual o país atravessa, provavelmente terei que buscar novos desafios.

Se vou continuar sendo instrutor? Só o tempo dirá, pois o país ainda está atravessando a crise e não posso me dar ao luxo de desperdiçar boas oportunidades de emprego (especialmente se for dispensado). Ainda assim, provavelmente irei recadastrar o MEI, pois apesar das dificuldades, temos que ser flexíveis para aproveitar as novas oportunidades  que surgirem.

E nem é preciso dizer qual será a atividade principal… &;-D