Qual seria o valor máximo você pagaria em um jogo eletrônico? Para muitos jogadores e aficcionados, 50 dólares está “de bom tamanho” para os títulos recém-lançados! Já para os desenvolvedores, não dá para pagar por todos os investimentos feitos durante o seu desenvolvimento e ainda ter boas margens de lucro, se o valor em questão estiver abaixo dos 60 dólares. Para mim, não faz muita diferença, já que não costumo adquirir jogos “novos em folha”…
“It’s a notable move from Nintendo, which has otherwise priced Switch games at the standard $79.99 MSRP (manufacturer’s suggested retail price) in Canada. While some publishers have moved towards $90 – like PlayStation, 2K and, starting this year, Xbox – they’ve done so for titles on the current-gen PS5 and Xbox Series X/S consoles. Given that the Switch was released nearly six years ago, as well as the fact that Nintendo titles rarely go on sale, there’s been some debate about whether games on such dated hardware warrant the increased cost.”
— by MobileSyrup.
Em geral, os jogos são tabelados por valores que variam em torno de 60 a 70 dólares, podendo chegar a valores maiores se forem exclusivos para as plataformas de consoles atuais (Xbox Series e PS5). Já para o Nintendo Switch, o valor padrão é de US$ 79.00 e por ser sugerido (daí a sigla MSRP: Manufacturer Suggested Retail Price), ele também pode variar de acordo com as empresas que o desenvolveram e publicaram o jogo. Ou ainda, podem sofrer variações de acordo com o país no qual são vendidos: No Canadá, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom será comercializado por incríveis 90 dólares!
Se tais valores são absurdamente altos para os padrões atuais, o que dizer para um console que possui quase 6 anos de idade? A MobyleSyrup chegou a entrar em contato com a representante da Nintendo no Canadá, para tentar “entender” este processo de precificação, recebendo do seu porta-voz a seguinte informação: “determinamos o preço de varejo sugerido para qualquer produto da Nintendo caso a caso”. Resumindo: certamente veremos outros lançamentos deste gênero, pois a crença é de que a empresa está testando a recepção do público geral, antes de estabelecer este patamar para a próxima geração de console!
Até então, estava interessado em adquirir o seu console para experimentar o grande clássico The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Mas, se antes já estava desanimado por causa dos altos valores cobrados (não sai por menos de 200 reais, mesmo após ter sido lançado há anos), agora posso dizer com segurança que desisti de vez dessa compra. Só para se ter uma idéia do impacto deste “valor sugerido”, ele representa um pouco mais de 1/3 do salário-mínimo.
Além do mais, “dinheiro não nasce em árvore”… &;-D