… o seu espaço no mercado das GPUs discretas, abocanhando as suas (magras) fatias! E isto não é uma simples ameaça ou promessa, pois já está acontecendo: neste último ano (mais precisamente, do quarto trimestre de 2021 para 2022), a participação de mercado da Intel cresceu de forma considerável, tomando a metade da participação da AMD, segundo os números do relatório da Jon Peddie Research’s Market Watch Report (eita, nome longo!) sobre o assunto…
“Less than a year after Intel began shipping its Arc Alchemist discrete GPUs for notebooks and desktops, the company’s share on the market of standalone graphics processors increased so significantly that on paper it looks like it is catching up with AMD, according to numbers released by Jon Peddie Research this week. There may be a catch with Intel’s discrete GPU shipments market share number though. Meanwhile, Nvidia easily held onto its discrete GPU lead, with over 80% of the market.”
— by Tom’s Hardware.
A Intel havia lançado as suas GPUs Arc alchemist há um ano e desde então, ela vem conquistando o seu espaço neste disputado mercado de placas gráficas! Até então, haviam expectativas de que a Nvidia perderia uma pequena margem nesta disputa, já que agora ela teria dois concorrentes “de peso” no seu encalço. No entanto, a AMD é que passou a sofrer com a nova concorrente e enquanto isso, a Nvidia segue liderando com folga, com +80% de participação de mercado.
Embora esta pareça uma grande vitória da Intel (sobre a AMD), mas na prática não é bem assim: os seus números de vendas são uma estimativa e foram baseados em relatórios financeiros da empresa e por isto, podem não ser exatos. Por isto, é bem provável que a AMD ainda supere a Intel em termos de vendas! Mesmo assim, não podemos subestimar o sucesso (inicial) da Intel no ramo das GPUs discretas, já que ela lidera no ramo as unidades gráficas integradas (IGPs).
E agora, com a ascensão da arquitetura gráfica Iris Xe e a sua boa performance geral, inicialmente a tendência é ver uma disputa cada vez mais acirrada entre esses dois grandes fabricantes! Por isto, também acredito que em um futuro não muito distante, será a vez da Nvidia perder terreno (e não vai ser pouco), já que ambos os fabricantes poderão oferecer tanto soluções integradas (combinadas com as suas CPUs x86) quanto independentes (placas gráficas dedicadas)!
Por isto, recomendo a Nvidia bancar o desenvolvimento de SoCs ARM! Senão… &;-D