Para se tornar um bom profissional, é essencial prover uma boa combinação entre a formação acadêmica e os cursos de especialização e aperfeiçoamento. E a área de Tecnologia da Informação possui uma vantagem bem interessante em relação as demais: as certificações de TI! Elas não só possibilitam uma boa capacitação profissional para os interessados (especialmente se eles se submetem aos treinamentos oficiais), como também promovem um grande reconhecimento…
“The Wisdom of Building Your IT Career Around CertificationsGoing to school for cybersecurity is great, but certifications can often offer a faster, cheaper and more well-rounded path to a cybersecurity career. Juan Castillo, cybersecurity specialist, O’Neill Vintners & Distillers, should know. He currently holds CompTIA A+, CompTIA Network+ and CompTIA Security+ and is thriving in his career despite choosing IT certifications over graduate school.”
— by CompTIA blog.
A CompTIA não só possui um belo leque de certificações, como também oferece as trilhas de aprendizado para que estes indivíduos possam alcançar uma determinada formação profissional, sem contar ainda a concessão de certificações empilhadas que designam as funções e ocupações que eles podem ter. E de quebra, também faz a divulgação de casos de sucesso, contando histórias de profissionais que conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho, graças as suas certificações! Uma delas, é sobre o especialista em cibersegurança Juan Castillo.
Diferente da grande maioria dos profissionais no segmento, Castillo optou por não dar cotinuidade para a sua formação tradicional, mas complementá-la através das certificações de TI! Isto se deu em vista de uma experiência interessante que ele teve numa entrevista de emprego, na qual um entrevistador não ficou muito satisfeito pela falta de credenciais que (na época) ele não tinha (e que poderiam ser dadas pelas certificações de TI). Assim, começou a sua jornada e que culminou na conquista das certificações CompTIA A+, Network+ e Security+.
Na opinião de Castillo, as certificações possibilitam os profissionais de TI obter uma base de conhecimentos ampla, sólida e duradoura, além de recomendar a CompTIA em vista de sua simplicidade, acessibilidade e neutralidade, bem como o reconhecimento da indústria de TI. A neutralidade foi um fator determinante para a escolha pela CompTIA como provedora, pois possibilita uma visão mais aberta e abrangente do cenário tecnológico (embora com menos profundidade), algo que muitas vezes não é possível através das certificações de fornecedores.
Castillo, também fui um dos “loucos” que resolveram apostar nas certificações de TI, para me tornar um profissional mais qualificado e atualizado! Inclusive, gosto muito da flexibilidade e versatilidade que elas oferecem, pois podemos obtê-las de acordo com os nossos interesses, vocações e inclinações. Já tive a Red Hat CSA (mas não renovei), além de três Furukawas (Data Cabling System, FCP Professional e Fiber Optics) e a Cisco CCNA, as quais (ainda) mantenho atualizadas. Também tenho as certificações CompTIA A+ e Network+ e em breve, também terei a Security+!
Mas contrariando as expectativas, ficarei um bom tempo sem tirar certificações… &;-D