Certificações Cisco CCST: a porta de entrada para o mercado de trabalho?

Na última terça-feira, estive “presente” na conferência IPD Week, patrocinada pela Cisco e que trouxe várias atualizações relacionada a tradicional plataforma Cisco Networking Academy, além da nova Skills for All. Além das novidades habituais (lançamento de novos cursos e suas respectivas traduções, bem como as ferramentas e recursos para a aprendizagem e divugação de programas especiais para estudantes e parceiros), a apresentação também mencionou duas novas certificações de entrada…

Eis, as certificações Cisco CCST (Cisco Certified Support Technician), as quais vieram para preencher o espaço deixado pela antiga certificação de entra Cisco CCENT (Cisco Certified Entry Networking Technician)! A partir dela, a Cisco definiu duas novas linhas de certificações distintas: a CCST Network e a CCST CyberSecurity! Enquanto que a primeira (obviamente) é voltada para a infraestrutura de redes, a segunda é orientada para a segurança da informação. Ambas certificações já haviam sido anunciadas em 24/jan (me desculpem por não postar algo sobre elas).

Estas novas certificações serão a porta de entrada para os novos estudantes que desejarem ingressar na área, possibilitando prepará-los para os estudos mais avançados e assim, obter as certificações de nível associate, como a CCNA tradicional (sem o “Routing & Switching”) e a CCNA CybserSecurity. Os exames serão mais curtos (50 minutos) e acessíveis (125 dólares), além de estarem disponíveis a partir de abril e março, respectivamente. No momento, os seus respectivos cursos não se encontram disponíveis nas plataformas Netacad e Skills for All.

Dentre as demais novidades apresentadas (que chamaram a minha atenção), estão as melhorias feitas para a plataforma Skills for All, com destaque para os novos recursos que serão oferecidos para os instrutores, além de trazer novas experiências para o ensino e o aprendizado. Um cronograma inicial foi estabelecido para o seu desenvolvimento e até o momento, algumas funcionalidades mínimas se encontram disponíveis para testes e experiências (estágio alpha). Elas estarão plenamente funcionais apenas no final do ano que vem (2024) e até lá… paciência! 😉

Por fim, os instrutores que fazem parte da comunidade Cisco Networking Academy terão uma seção especial reservada no portal, para a publicação de materiais didáticos, laboratórios e outros recursos desenvolvidos (e disponibilizados) por eles: a Instructor Resource Library! Para isto, será necessário preencher um formulário especial para que a equipe Netacad possa avaliar o conteúdo em questão e publicá-lo, caso atenda aos requisitos do novo programa. Já acessei o portal e para o meu espanto, temos vários conteúdos interessantes disponibilizados.

Eis, a dica: cadastrem-se no Skills for All e tirem um bom proveito! Senão… &;-D