Intel reduz o tamanho dos drivers para as placas de vídeo pela metade!

De 1.2 GB para“apenas” 604 MB! Antigamente (quando utilizava o Windows XP), tinha o hábito de criar uma pasta chamada drivers e nela, baixava e organizava regularmente todos os drivers que eram necessários para o meu hardware, para utilizá-los sempre que reinstalava o sistema operacional. Este conteúdo mal superava a casa dos 100 MB e uma simples mídia mini-CD (com capacidade de 185 MB) era mais que suficiente para armazená-los! De fato, os drivers (além de bibliotecas e APIs) para as placas de vídeo eram os que mais ocupavam espaço…

“Intel’s latest graphics driver chopped its download size from 1.6GB to 604MB. The optimization brings the GPU newcomer’s software closer to its competitors without compromising on features or performance. The company credits the accomplishment to improved compression, indicating that the prior bloat was mainly due to a lack of experience packaging dedicated graphics drivers. Intel seems to be rapidly adapting to a market dominated by two competitors who’ve been doing this for around 20 years.”

— by TechSpot.

Mas quando me deparei com esta notícia, confesso que fiquei bem assustado! Mesmo com a considerável redução de espaço (de 1.2 GB para 604 MB), o tamanho do pacote de drivers atual é algo bem impressionante, por se tratar de uma empresa que só agora resolveu entrar neste mercado e por isto, possui apenas uma única geração de placas de vídeo (Intel Arc) para suportar! Enquanto isso, nVidia e a AMD oferecem pacotes de drivers com tamanhos similares, porém devemos nos lembrar que eles suportam algumas gerações de placas de vídeo.

Esta redução de tamanho se deu em vista das várias otimizações que os desenvolvedores da Intel fizeram para os drivers, destacando-se o uso de melhores algoritmos de compressão (após instalados, eles certamente deverão ocupar bem mais espaço). Além disso, também devemos considerar o fato de que muitas ferramentas e utilitários de configuração são integrados ao pacote, que para muitos são desnecessários e não raro, tratam estes componentes de software como bloatware.

Dentre as melhorias promovidas por esta atualização (segundo a Intel), destacam-se as otimizações para os novos jogos Resident Evil 4 (o qua teve um remake recém lançado) e Diablo IV (que teve um beta aberto nesta semana), além da melhor performance das GPUs Arc ao rodarem Counter-Strike: Global Offensive. Vale lembrar que muitos jogos populares na Steam ainda utilizam a antiga API gráfica DirectX 9, a qual as novas GPUs da Intel sofriam para entregar uma boa performance (e o CS:GO é justamente um deles).

Eis, um detalhe interessante: os pacotes de drivers da nVidia são os que mais ocupam espaço em disco, algo em torno de 900 MB! Por curiosidade, resolvi acessar a seção de downloads para Unix e descobri que os mesmos pacotes de drivers para Linux ocupam apenas um pouco mais de 300 MB (um pouco mais de 1/3). Já para as placas de vídeo AMD/ATI Radeon, a situação é bem diferente: o tamanho dos pacotes de drivers é ligeiramente maior, além de requerer alguns pacotes de kernel pré-instalado.

Pelo visto, vou continuar dando preferência aos drivers abertos… &;-D