… a iluminação RGB! Muitas vezes, os fabricantes de hardware promovem belos designs e recursos visuais para tornar os seus produtos mais atraentes, como é o caso de gabinetes, coolers para CPUs e outros componentes internos. No caso dos gabinetes, eles vêm com uma tampa lateral em acrílico para que possamos visualizar os componentes internos. Estes por sua vez, geralmente adotam cores mais extravagantes e não raro, são dotados de iluminação RGB baseada em LEDs…
“Kingston FURY, the high-performance division of Kingston Technology Company, Inc., a world leader in memory products and technology solutions, today announced the addition of white heat spreaders to its award-winning line of Kingston FURY DDR5 memory modules providing more options for those looking to build a system that stands above the rest, in and out of the game.”
— by TechPowerUp.
A Kingston há tempos já entrou nessa onda, através dos seus kits de memória DDR5 FURY. Projetados para sistemas de alta performance e equipamentos voltados para a execução de jogos, ela oferece as linhas Beast e Renegade, que além de entregarem uma alta performance, também suportam a iluminação RGB controlada por software, nos possibilitando escolher até 18 diferentes efeitos de brilho e iluminação. E agora, também teremos módulos que utilizam dissipadores de calor na cor… branca! Isso mesmo: justamente a cor que fica amarelada com o tempo e mais difícil de limpar…
A linha Beast se destaca por oferecer boa velocidade e baixa latência, sendo dotadas da velocidade nominal de 4.800 MT/s e alcançando até 6.000 MT/s (modo overclock). Elas também suportam as tecnologias de gerenciamento de perfil Intel XMP 3.0 e AMD EXPO. Já a linha Renegade, eleva o patamar da performance ao entregar módulos com velocidades de até 7.200 MT/s (além da baixa latência), sendo recomendada para aqueles montadores e entusiastas que desejam extrair o máximo de rendimento. Ambas são comercializadas em kits, contendo módulos que vão de 8 a 32 GB de RAM.
Dentre as demais especificações técnicas, destacam-se o suporte oficial para as velocidades que vão de 4.800 a 7.200 MT/s; já as latências, variam de CL32 a CL40; as tensões de alimentação vão de 1.1 a 1.45 Volts e por fim, a faixa de temperatura suportada vai de 0 a 85 °C. Se por um lado a linha Beast é mais modesta em termos de performance, por outro ela certamente consomirá menos energia e irá gerar menos calor, por suportar valores de tensão mais baixos. Em contrapartida, as velocidades maiores as latências mais baixas, somente são alcançados pela linha Renegade.
Até então, não ligava muito com módulos de memória dotados de “specs” mais agressivas, mesmo na época em que utilizava o meu PC desktop para jogos. Em geral, as vantagens oferecidas por estas linhas de produtos eram apenas pontuais (se comparado com as linhas mais modestas, como a Kingston Value) e não entregavam uma boa relação custo vs benefício. Mas agora, considerando a possibilidade de retornar para a plataforma PC (em vista da neutralidade em relação aos jogos exclusivos e a disponibilidade de diversos MODs), vou levar em consideração a sua aquisição.
Enquanto isso, vou ficar com o meu Xbox Series S o máximo de tempo que puder! &;-D