Fabricante chinês inova ao trazer gabinetes com telas LCDs integradas!

Se por um lado eu fico com o “pé atrás” em relação aos produtos de procedência chinesa (os quais geralmente não possuem uma boa fama em relação a qualidade geral), por outro reconheço que para certas inovações, somente encontraremos em produtos “Xing Ling”! Entre eles está o fabricante chinês Jonsbo, o qual produz e comercializa vários tipos de gabinentes, além coolers, sistemas de exaustão e diversos outros acessórios em geral. Dos gabinetes disponíveis, destaque para o modelo D31…

“Chinese PC case and cooling company Jonsbo isn’t afraid of exploring niches and novelty. Its latest move: PC cases with front LCD screens, as it offers up its D31 and D41 cases with front panel screen options. Additionally, it has started selling the DS8 Black 8-inch screen accessory (white version also available) for enthusiasts and DIYers to add to – or augment – their PC experiences. The Jonsbo D31 and D41 are Micro-ATX and ATX cases, respectively…”

— by Tom’s Hardware.

O grande destaque vai para o gabinete D31, compatível as com placas-mães baseadas nos formatos Micro-ATX, DTX e ITX, além de suportar um display LCD de 8″, com resolução de 1280×800, 16.7 milhões de cores (24 bits), brilho de até 300 cd/m2 e contraste de 1000:1. Além de ser bastante útil para a exibição de diversas informações sobre a saúde e o estado do sistema (temperaturas, ventilação, carga do sistema, etc), o LCD pode ser removido e utilizado de forma destacada, como se fosse uma segunda tela. No seu lugar, poderemos também colocar um painel estiloso, para tornar o visual do gabinete mais discreto.

Mesmo sendo compacto, o gabinete possibilita realizar ajustes internos em seus mecanismos de fixação, para que possamos utillizar componentes tradicionais como fontes de alimentação (até 140mm), placas de vídeo (até 400mm) e as unidades de armazenamento (HDDs e SSDs de 3.5″ e 2.5″). De quebra, ainda disponibiliza espaços para a instalação de ventoinhas de 120mm para promover a refrigeração de todo o sistema (embora tenha as minhas dúvidas em relação a eficiência, já que a placa de vídeo fica sobreposta em relação as ventoinhas inferiores).

Já para as placas-mãe baseadas no formato ATX, podemos optar pelo modelo D41, o qual não só oferece mais espaço para acomodar a placa-mãe, como também permite colocar mais componentes internos (especialmente as unidades de armazenamento). Por fim, o produto terá um valor relativamente acessível: segundo o site alemão ComputeBase, os gabinetes dotados de telas LCDs irão custar algo em torno de 115 a 120 euros. Sem as telas LCDs, o valor irá cair para a metade (55 a 60 euros com a frente fechada ou 60 a 65 euros com suporte a tela LCD ou painel).

Embora tenha comprado um mini PC pré-montado para resolver os meus problemas mais imediatos (pois o equipamento antigo não dava conta das aulas onlines que estava ministrando para outras instituições), ainda não desisti do sonho de montar um novo PC desktop com as peças escolhidas “à dedo”, todo personalizado para mim! Por isto, há tempos venho pesquisando por gabinetes ultra-compactos, que atendam aos meus requisitos de beleza, boa construção e qualidade geral. E a partir de agora, vou dar uma atenção especial para os fabricantes chineses, especialmente após as minhas boas experiências com a marca Soyo.

Uma pena que o Dell Precision Compact 3260 não seja tão acessível… &;-D