Navegador WEB Microsoft Edge trará suporte para a criação de imagens…

… através da Inteligência Artificial! Eis, um recurso integrado que fará o uso da tecnologia DALL-E, desenvolvida pela OpenAI. Esta por sua vez, possibilitará o usuário descrever o cenário desejado e a partir destas informações, obter a imagem correspondente a sua descrição, criada pelos algoritmos da IA. Curiosos? Experimentem! Porém, lembrem-se de que o serviço em questão não é gratuito e para usá-lo, será necessário adquirir créditos…

“Today, we are excited to share more of what is new in Edge to help you stay organized and productive. First, Edge is now the first and only browser with an integrated AI image generator. We are also excited to share how you can use classic features like Collections and vertical tabs to help you multitask smarter online. And, of course, our brand-new features such as: Drop, edit image and efficiency mode – all focused on powering your productivity and focus.”

— by Windows Experience Blog.

Segundo a Microsoft, a idéia é disponibilizar o Image Creator (nome do recurso integrado) para todos usuários do seu navegador WEB, combinado com a utilização de outras ferramentas voltadas para a produtividade, como a suíte de escritório Office (embora seja voltado apenas para o uso em ambientes desktops). O recurso deverá ser ativado na barra lateral do Edge (através do ícone “+”, além de usar a tecla de alternância), para que esteja disponível. Uma vez feito isto, teremos até 4 opções de imagens para baixar, de acordo com o cenário descrito.

Embora esta tenha sido a principal novidade, ela não foi a única: no mesmo anúncio, a Microsoft promoveu alguns novos recursos como o Drop (um sistema de compartilhamento pessoal de imagens e fotos) e a capacidade de editar e salvar imagens e fotos obtidas a partir de resultados de pesquisas feitas no navegador, diretamente nele e sem a utilização de aplicações ou ferramentas de terceiros para isto. Por fim, um novo modo otimizado para consumir menos energia, com o objetivo de estender ainda mais, a bateria dos portáteis.

Além de outras pequenas melhorias, otimizações e correções de erros…

Sim, confesso: o Microsoft Edge se tornou o meu principal navegador WEB, quando utilizo sistemas e equipamentos de terceiros (as vezes, até mesno no meu PC desktop, quando uso o Windows ao invés do GNU/Linux). Antes, fazia isto apenas por curiosidade, com o objetivo de analisar (de perto) a evolução tecnológica deste navegador WEB; mas de uns tempos para cá, o software amadureceu bastante, se tornando um software não só estável e funcional, como também vem trazendo recursos e funcionalidades que não existem em outros navegadores WEB.

Ainda assim, prefiro um software simples, leve e básico… &;-D