Concorrentes, sim; inimigas, jamais: Intel e ARM definem acordo…

… para projetistas desenvolverem design de chips para SoCs, com o objetivo de atender as demandas dos equipamentos voltados para o baixo consumo! Até então, havia uma grande iminência destas empresas entrarem em rota de colisão, já que uma delas dominava o segmento dos PCs desktops e notebooks, ao passo que a outra se tornou onipresente no segmento dos tablets, smartphones e outros dispositivos de baixíssimo consumo…

“Intel Foundry Services (IFS) and ARM today announced a multigeneration agreement to enable chip designers to build low-power compute system-on-chips (SoCs) on the Intel 18A process. The collaboration will focus on mobile SoC designs first, but allow for potential design expansion into automotive, Internet of Things (IoT), data center, aerospace and government applications. ARM® customers designing their next-generation mobile SoCs will benefit from leading-edge Intel 18A process technology…”

— by Intel & ARM Newsroom.

Por isto, este anuncio se tornou tão especial, já que a partir de agora estas empresas irão estabelecer uma mútua colaboração para o desenvolvimento de SoCs de baixo consumo! A IFS (Intel Foundry Services) irá fornecer o acesso ao seu processo 18A (responsável pela refinada litografia de 1.8nm) para a ARM, que por sua vez irá colaborar no design dos SoCs voltados para os dispositivos móveis, além de expandi-los para outros segmentos no qual, o baixo consumo de energia é fundamental para o seu sucesso (automotivo, IoT, datacenters, etc).

Tanto Pat Gelsinger (CEO da Intel) quanto Rene Haas (CEO da ARM) deram as suas opiniões, em relação ao posicionamento das suas respectivas empresas em relação a este novo acordo. Para ambos, a demanda crescente por poder computacional e eficiência energética, estão se tornando mais complexas a criação e a produção de chips para atender as necessidades do mercado. Acreditem, se quiser: num futuro não muito distante, teremos SoCs ARM produzidos pela Intel para atender as demandas, relacionadas a adoção de chips com tecnologia de ponta!

Eis, uma novidade que parece meio difícil de acreditar, não? Se o anúncio feito em questão não fosse publicado nos sites oficiais destes fabricantes, eu mesmo teria achado que isto deveria ser alguma pegadinha do tipo “primeiro de abril” um pouco atrasada (ou ainda, algum hacker invadiu estes sites e publicou uma matéria falsa sobre o tema)! Seja como for, resta-nos acompanhar de perto o desenrolar desta parceria, para que possamos ver os seus resultados na prática.

Ainda assim, me surpreenderia se a própria Intel desenvolvesse CPUs ARM! &;-D