Pessoalmente, sou um grande fã das certificações CompTIA, em virtude de sua neutralidade (independente de fornecedor) e abordagem generalizada (além de outras virtudes), apesar de também admirar muito as certificações promovidas pela Cisco (e a poderosa plataforma de treinamento Netacad). E aproveitando as oportunidades e demandas que o mercado têm oferecido (pois sou instrutor de Informática), estou na busca das demais certificações da CompTIA que há tempos, sonho em conquistar…
Em 2014, havia tirado a CompTIA A+, para atender aos requisitos de habilitação para instrutor da plataforma Netacad, exigidos pela instituição que leciono, para estar apto a ministrar o curso IT Essentials (voltado para a Infraestrutura e preparatório para esta certificação). Logo a seguir, também tirei a certificação CCNA R&S com os mesmos objetivos em mente, além de algumas certificações da Furukawa neste meio tempo. Porém, o meu objetivo sempre foi dar continuidade na trilha de certificações da CompTIA e por isto, conquistei também a CompTIA Network+ no ano passado (ago/22), além de ter aproveitado os descontos para adquirir mais outro exame.
E agora, conclui mais uma etapa desta triha, ao conquistar a certificação CompTIA Security+! Esta por sua vez, é uma das certificações voltadas para os profissionais que TI que desejam dar os primeiros passos na carreira profissional e ingressar na área de segurança, além de ser uma das mais badaladas do mercado. Para as certificações que me candidatei, reconheço que este foi um dos exames mais complicados que me submeti, especialmente em vista da necessidade de avaliar os cenários hipotéticos apresentados, para responder as respectivas questões.
Diferente dos demais exames, eu passei “raspando” na Security+ ao conquistar “apenas” 777 pontos (o mínimo exigido é 750 pontos)! Mas por outro lado, confesso que também ficou um certo sentimento de “revanche”, já que também deixei de conquistar outras certificações por causa de diferenças mínimas de pontos, como a Red Hat Certified Engineer (199/210 pontos) e algumas outras da Cisco. Se por um lado estou satisfeito com o meu desempenho geral, por outro reconheço que ainda tenho que me aperfeiçoar (ainda) mais.
Além desta, também conquistei uma outra certificação “empilhada”: a CompTIA Secure Infrastructure Specialist (CSIS). Esta por sua vez, é uma credencial obtida após a conquista das certificações A+, Network+ e Security+. Até então, já tinha a CompTIA IT Operations Specialist (CIOS), resultado da conquista das certificações A+ e Network+. Como planejo tirar outras certificações CompTIA em um futuro não muito distante (Cloud+, Linux+, Server+ e talvez a Project+), certamente deverei obter “de tabela” outras credenciais no meio do caminho.
Por ora, vou ficando por aqui. Por questões financeiras (os exames são caros) e de bem estar (alto estresse), vou concentrar meus estudos em outros temas do meu interesse, como a Computação em Nuvens e as Redes Definidas por Software (SDN), além de me aperfeiçoar mais as habilidades de programação (Python) e a gestão de sistemas operacionais para servidores (Windows & GNU/Linux). Inclusive, o foco agora será a plataforma Azure (Microsoft), pois além de se encaixar no contexto dos meus interesses, esta também faz parte de outra demanda para atender.
E quem sabe no final do ano, tirar férias “de verdade”? &;-D