Quando as distribuições GNU/Linux ganharam popularidade e começaram a se destacar como uma alternativa viável ao Windows, muitos usuários criavam uma certa resistência a estes sistemas. Isto se dava em vista do fato de que as distribuições contavam com interfaces gráficas bem distintas, se comparadas com a interface gráfica tradicionall do Windows. Por isto, algumas distribuições customizavam a sua interface gráfica para ficar o mais parecido possível com o Windows, para “quebrar” estas resistências…
“Ubuntu 23.04 Lunar Lobster, released in April 2023, brings forth many exciting features. Despite intense competition from OSes such as macOS and Windows, Ubuntu has still managed to create a niche for itself in the market. If you are an Ubuntu aficionado fascinated by macOS’s layout, you can imbibe the look and feel onto your Ubuntu 23.04 desktop. With these basic but effective methods, you can make Ubuntu look like macOS.”
— by Make Use Of.
Já em relação ao MAC OS X, bem: apesar deste sistema não ser tão popular quanto o Windows, ainda assim teve a admiração de muitos linuxers e entusiastas, em vista da sua interface dotada de uma construção sólida, moderna e de excelente usabilidade! Muitos usuários customizavam da interface do KDE ou GNOME para adotar os elementos visuais do sistema da Apple e obter as mesmas experiências de uso e por isto, publicações sobre o assunto existem aos montes, embora a maioria esteja desatualizada ou ainda necessita de ajustes para funcionar.
Sahi Kapoor (editor do Make Use Of) publicou um novo tutorial com ênfase no recém-lançado Ubuntu 23.04 “Lunar Lobster”, trazendo todos os passos necessários para isto. Para isto, ele utiliza a ferramenta GNOME Tweak Tool para prover as customizações da interface e a instalação das extensões para o GNOME o suporte destas customizações, com destaque para a Dash do Dock (lançador de aplicações do macOS). Além disso, também se faz necessário o download de temas e ícones voltados para simular a interface do sistema macOS (a serem ativadas pelo GNOME Tweak Tool), além da utilização de um “autêntico” papel de parede temático.
A partir da versão 3, a equipe de desenvolvedores do GNOME promoveu uma total reformulação da sua interface, tornando-a moderna, minimalista, flexível e adaptável, com ênfase na usabilidade geral e apta para ser utilizada tanto em PCs desktops quanto em dispositivos dotados de interface de toque. Sob muitos aspectos, seus elementos visuais foram inspirados em conceitos adotados pelo próprio macOS, que por sua vez acaba tornando todo o processo de customização mais suave. Inclusive, ambas as interfaces possuem mais semelhanças do que diferenças, dependendo do ponto de vista dos seus usuários (e entusiastas).
Ainda assim, prefiro deixar o GNOME “do jeito que está”… &;-D