Pelo jeito, não dá para contar com os serviços de acesso a Internet…

… oferecidos na região que moro atuamente, ao menos em termos de qualidade, atendimento e respeito ao consumidor! No início do ano (2023), fui obrigado a trocar de provedor de acesso a Internet de banda-larga, por causa das limitações dos serviços oferecidos pelas “grandes empresas” que atuam no local. Apesar de ser relativamente bem atendido pela Torres Telecom para a navegação habitual, streaming de vídeos e downloads em geral, a conexão não atendia aos requisitos necessários para prover uma boa experiência em reuniões de webconferência…

De início, havia optado pela conexão de fibra óptica da Claro (Net Vírtua de 250 Mbps, por R$ 99,90 mensais), fazendo a requisição da instalação através de sua página oficial. Porém, os técnicos responsáveis pela implantação do serviço vieram e se deram conta de que não seria possível realizar a instalação, já que o meu local não tinha o suporte da infraestrutura de telecomunicações da empresa. Mesmo sendo verificado inicialmente pelo próprio serviço, através do fornecimento do meu endereço (CEP) e prévia consulta ao seu banco de dados!

Além do tempo perdido e da insatisfação geral com o serviço não prestado, eis outra bomba: por e-mail, recebi o comunicado de que os “produtos contratados” foram instalados e que a partir do mês que vem, receberei as faturas de cobrança correspondentes! Para variar, o mesmo documento me informa que o período de permanência mínima é de 12 meses e caso decida cancelar o serviço de forma antecipada, será cobrada multa proporcional de até R$ 300,00. É rir para não chorar! O único lado “positivo”, é que a fatura (até agora) não veio…

Já a Oi, ela também teve os seus “causos”! Resumindo, também fiz a solicitação do serviço (a contra-gosto, diga-se de passagem) através da página oficial designada especialmente para isto. O problema é que a propaganda havia prometido uma conexão de 400 Mbps por apenas R$ 99,90, mas depois de finalizar o registro, o valor final subiu para R$ 119,90 mensais, além de ter cortado a velocidade pela metade. Como havia um outro serviço de um provedor de menor porte mais acessível, resolvi desistir da Oi. E o resto da história, vocês já sabem…

Já a VIVO e a TIM, elas (ainda) não atendem na região que me escondo moro…

O que me “salvou da degola” (pois estava “me virando” com uma conexão móvel 4G provida pela Claro), foi a existência de um pequeno provedor local que atende a região de Campo Grande e arredores: a CM Telecom (que nem sequer, possui um site oficial). Contratei o seu serviço de banda-larga mais básico (fibra óptica de 80 Mbps, por R$ 83,00 mensais) e contrariando as minhas expectativas, a sua implantação foi feita sem maiores complicações e durante todo o processo, fui atendido muito bem. Agora, é só rezar para que os imprevistos não aconteçam!

Justamente por depender de bons serviços de telecomunicações (pois não só me refiro ao acesso a Internet de banda-larga), estou considerando seriamente a possibilidade de se mudar para uma outra localização! Além de poder contar com uma oferta de serviços de telecomunicações maior (e melhor), também vou aproveitar esta mudança para obter outras vantagens, embora elas não sejam tão preponderantes: a maior proximidade dos centros urbanos e consequentemente, o menor tempo gasto no transporte (os ônibus e as vans daqui são precários).

E algo me diz que esta saga vai continuar… &;-D