Adquiri o meu iPhone SE de primeira geração no início de 2020 e desde então, o pequeno smartphone “de entrada” da Apple se tornou o dispositivo que me entregou as melhores experiências de usabilidade, superando os bons e velhos smartphones Nokia 95 e 808. Mas infelizmente, ele já conta com +7 anos de idade e a sua bateria está dando sinais de desgastes, além de não ser mais contemplado com as edições mais recentes do sistema operacional iOS. E falando nele…
“Apple is expected to announce iOS 17 during its WWDC 2023 keynote on June 5, which is just over a month away. Ahead of time, rumors suggest the update will include at least eight new features and changes for iPhones, as outlined below. The first iOS 17 beta should be made available to members of Apple’s Developer Program moments after the keynote, while a public beta will likely be available in July for members of Apple’s Beta Software Program. As usual, the update should be widely released in September, around the time that new iPhones launch.”
— by MAC Rumours.
O futuro iOS 17 em breve será lançado, muito provavelmente no mesmo evento (ou período) em que os novos iPhones 15 serão apresentados para o público geral. Por se tratar de um sistema dotado de uma versão “major release”, existe uma grande expectativa em relação as novidades que serão apresentadas, além das apreensões em vista do impacto na vida dos seus usuários. De fato, teremos oito novos recursos previstos para serem adicionados a partir do iOS 17, já que alguns deles irão chegar depois para as versões “minor releases” (17.1, 17.2, 17.3…).
Dentre as novidades que me chamaram mais a atenção, estão a renovação do Centro de Controle do sistema (o qual se tornará mais personalizável e possibilitará realizar configurações mais granulares para os recursos do sistema), a possibilidade de baixar aplicações de terceiros (para cumprir os requisitos da Lei de Mercados Digitais da União Europeia) e a expansão dos alertas de rastreamentos indesejados (para ajudar a combater o uso indevido de rastreadores de itens Bluetooth para rastreamento indesejado de indivíduos).
Eis, a lista completa dos recursos que estarão presentes a partir do iOS 17:
- Verificação da chave de contato do iMessage;
- Renovação do Centro de Controle;
- Renovação do aplicativo Wallet;
- CarPlay de última geração;
- Novo aplicativo Journal;
- Baixar aplicativos de terceiros;
- Ferramenta de rastreamento de humor;
- Expansão de alertas de rastreamento indesejados.
Vou aproveitar o lançamento dos novos smartphones para aposentar o meu bom e velho iPhone SE, já que certamente o valor dos aparelhos mais antigos (que ainda constam no catálogo da Apple) irá cair de preço. Muito provavelmente devo adquirir o iPhone 12/13 Mini ou o iPhone SE 3, dependendo dos valores comercializados e das promoções disponíveis. Inclusive, foi justamente desta maneira que adquiri o meu atual smartphone: aproveitando o fato dele ter saído do catálogo da empresa, o que possibilitou uma bela redução de preço!
Ou ainda, aproveitar as promoções da Black Friday e de final de ano… &;-D