… suas opções preferidas, a verdade é que ambos possuem o seu público-alvo, que por sua vez estão bastante felizes com suas escolhas! Embora faça parte da turma do PC, confesso que já cheguei a considerar a aquisição do Apple MAC Mini M1. Além de ser dotado de especificações de hardware que atendem muito bem as minhas necessidades (e expectativas), considero este equipamento um marco da história da computação pessoal, por ser o primeiro a adotar um SoC ARM de alto desempenho. Uma pena que (ainda) não é totalmente compatível com o Linux…
“When it comes to computers, Macs are top of the line. They’re sleek, secure, high quality, great for professional use, and they’re fancy. With all their advantages, it isn’t hard to see why many people love Macs. But how many people are out there extolling the virtues of PCs? As a whole, PCs might not be as sleek or as high quality as Macs, but there are multiple areas in which they are better than Macs. Not convinced? Here are several reasons why PCs are better than Macs.”
— by MakeUseOf.
No geral, PREFIRO os PCs desktops em vista de uma série de vantagens que eles oferecem! Inclusive, muitas destas estão em concordância com Olasubomi Gbenjo (freelancer do MakeUseOf): embora ela seja uma entusiasta da Apple, ela publicou um artigo no qual cita 9 razões pelas quais, os PCs são melhores que os MACs! Em geral, os fãs e usuários de uma determinada marca tendem a promovê-las, trazendo informações positivas sobre os produtos e os serviços oferecidos por ela e não raro, adotam posturas parciais a favor das suas marcas preferidas.
Dentre as razões citadas, estão a maior variedade de equipamentos, dispor de vários tipos de portas (conexões), valores mais acessíveis (de 200 a 1000 dólares), a oferta de dispositivos com suporte a tela de toque (touchscreen), a existência de portáteis com funções de tablets (conversíveis), serem melhores plataformas de jogos, a maior facilidade de promover a manutenção (e/ou troca de peças) e a maior disponibilidade de softwares e jogos, além da possibilidade de montar o seu próprio equipamento. No geral, os PCs oferecem uma relação custo vs benefício imbatível e só perdem para os MACs apenas em determinados cenários.
Alguém discorda? Acredito que não! Os MACs também oferecem vantagens exclusivas para esta categoria de equipamentos (só não abordaremos este assunto hoje) e por isto, (ainda) não desisti do Apple MAC Mini M1 (ou alguma versão posterior): daqui a três ou quatro anos, deverei trocar o meu modesto equipamento por um novo PC desktop mais potente e por ora, vou valorizando o investimento que fiz ao adquirir o mini PC da Soyo. Se até lá, as distribuições GNU/Linux forem totalmente compatíveis com os MACs e seus SoCs baseados no set de instruções ARM, eles certamente se tornarão uma interessante opção de compra.
Seria possível, implementar um sistema “tri-boot”? Melhor não… &;-D