Sou fã dos equipamentos fabricados e comercializados pela Dell, empresa que na minha opinião é a número #1 no mercado de computadores pessoais (embora tenha sido ultrapassada pela Lenovo e HP, em número de vendas) em vista da excelência dos seus produtos! Além da excelente qualidade de construção e incrível durabilidade (já vi PCs desktops desta empresa durar +10 anos sem qualquer tipo de manutenção), os seus computadores são bonitos e estilosos! Inclusive, ainda sonho em adquirir uma workstation deste renomado fabricante…
“Dell’s new Latitude 3140 is a small laptop with an Intel Alder Lake-N low-power processor and a relatively affordable price tag… if you opt for a model with entry-level specs. Designed for the education market, it’s also available for anyone to buy from Dell.com. Prices range from $339 to $879, depending on the processor, memory, storage, and whether you opt for a clamshell notebook or a 2-in-1 convertible tablet, among other things.”
— by Liliputing.
Os seus portáteis também são maravilhosos! Em um passado não muito distante, o primeiro netbook que conheci foi um Dell Mini Inspiron 9, o qual só não foi adquirido na época em vista da pouca disponibilidade (acabei optando pelo EeePC 900HD) e não faz muito tempo que quase comprei um Dell Latitude 3160 HD, dotado de uma tela maior e equipado com uma CPU Intel Pentium N3700. E agora, chegou a vez do Dell Latitude 3140! O novo ultra-portátil (que estranhamente possui uma numeração inferior em relação ao antigo) trará como opções, as novas CPUs Intel de baixo consumo, baseadas na arquitetura Alder Lake.
O modelo mais básico irá contar com uma CPU Intel N100 (clock de 3.4 GHz e IGP com 24 núcleos Xe), armazenamento SSD de 64 GB (eMMC) e 4 GB de memória RAM; já o mais avançado, terá uma CPU Intel N200 (clock de 3.7 GHz e IGP com 32 núcleos Xe), até 256 GB de armazenamento SSD (M.2 NVMe) e 8 GB de memória RAM. Ambas as unidades possuem TDP de apenas 6 Watts, embora provavelmente o N200 deverá consumir um pouquinho mais de energia. Por fim, também poderemos optar por telas LCDs (HD, 1366×768) com suporte (ou não) para touchscreen.
Em termos de conexões, teremos as conexões USB 3.2 Gen1 tipo A e USB tipo C, além das tradicionais HDMI e áudio (3.5mm), além do suporte para as conexões sem fio Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2. Por fim, também teremos duas opções de bateria: uma com apenas 3 células (41 Wh) e outra com 4 células (53 Wh). Infelizmente, o dispositivo (designado para os profissionais e estudantes da educação) não é dos mais acessíveis: os valores podem variar de meros 339 a incríveis 879 dólares, dependendo das especificações técnicas adotadas.
Por um lado, existem vários outros conversíveis mais em conta e que utilizem o Google Chrome OS como sistema operacional padrão, que além de ser mais leve e estável, é mais seguro dada a natureza dos sistemas baseados em GNU/Linux. Por outro lado, os equipamentos fabricados pela Dell oferecem uma melhor experiência de uso em geral e são bem mais duráveis, fazendo valer o investimento feito em sua aquisição! Uma vez adquiri um velho notebook Dell Latitude D400 para fins de experiência e ele durou vários anos, mesmo sendo “castigado” por mim!
Já em relação aos equipamentos da Positivo e Itautec… &;-D