… “encontrei” um sujeito que disse que não: eis Sydney Butler (editor da How-To Geek), um freelancer que publicou um artigo no qual são citadas as razões pelas quais, ele não gosta de teclados mecânicos! A princípio, confesso que achei (muito) estranho um usuário avançado optar por não usar componentes de hardware que em tese, tem muito mais a oferecer do que os modelos mais simples e básicos. Quanto a mim, já vou adiantando: me tornei fã dos teclados mecânicos e por isto, posso ser parcial na contestação de algumas argumentações…
“Mechanical keyboards hold a special place in the hearts of many, especially gamers and typists who crave tactile feedback, customization, and durability. Try as I might, though, they just don’t suit my taste. Here’s why I don’t click with mechanical keyboards. (…) I’m certainly not telling anyone what they should buy, but I do think anyone looking for their next keyboard should consider the full spectrum of keyboard options rather than assuming the Church of the Mechanical Keys is always the best way to go.”
— by How-To Geek.
Dentre as argumentações que discordo, estão relacionadas ao “barulho irritante” das teclas, ao “tamanho volumoso (e o peso)” dos periféricos e aos “problemas de digitação”. Como já sabem, existem muitos modelos de teclados disponíveis no mercado que podem resolver praticamente todos os problemas relatados e por coincidência, o CoolerMaster SK620 (que já tive) é um deles! Ele é um periférico muito leve, bem compacto (com 60% do tamanho de um teclado convencional) e que utiliza switches do tipo vermelho (mais silenciosos), além de contar com teclas de baixo perfil (com o estágio de acionamento reduzido).
Já em relação ao “preço do produto” e a “sobrecarga do hype”, confesso que concordo com as suas argumentações, embora não afetem (muito) a minha opinião sobre esta classe de periféricos. De fato, os teclados mecânicos são bem mais caros (especialmente aqueles dotados de maior qualidade de construção e acabamento) e nem sempre oferecem uma boa relação de custo vs benefício, se comparados com os teclados tradicionais. Por fim, não tenho como concordar (e nem discordar) em relação as “vantagens dos jogos”, já que até o presente momento, não utilizei um teclado mecânico para jogar. Até agora…
Seja como for, que bom que temos opções para todos os gostos! Desde que passei a utilizar os teclados mecânicos, me bateu um enorme arrependimento por não ter experimentado esta classe de dispositivos há mais tempo. Desde então, nem sequer consigo me imaginar utilizando os tradicionais teclados de membrana, em vista do tão bem adaptado fiquei com os modernos teclados mecânicos. Talvez a única exceção seja um antigo mini teclado multimídia sem-fio que utilizei há muitos anos, o qual possuía teclas chiclet e era designado para o uso com HTPCs.
Apesar de tudo, ainda não estou 100% satisfeito… &;-D