Agora é para valer: ao invés de apenas renovar a certificação CCNA…

… vou lutar para conquistar a (metade da) certificação CCNP! Desde 2016, venho estudando para obter a certificação Cisco CCNP (Routing & Switching), pois além de aperfeiçoar os meus conhecimentos técnicos, esta conquista promoveria a renovação automática da certificação CCNA (R&S). Naquela época, ela consistia em 3 grandes exames, contemplando os conteúdos de roteamento (ROUTE), de comutação (SWITCH) e de resolução de problemas (TSHOOT). Porém, vários contra-tempos em minha vida pessoal me impediram de dar continuidade aos estudos, além de algumas mudanças de rumo em vista de novas oportunidades…

Decidi deixar de lado o CCNP R&S em prol das certificações CCNA Wireless e Security, as quais também me proporcionariam novas habilidades e conhecimentos técnicos que na época, eram mais interessantes (recomendado por um velho amigo). Mas em vista da reformulação do portfólio de certificações da Cisco em junho de 2019, as certificações CCNA Wireless e Security deixaram de existir, embora os fundamentos dela passaram a ser integrados na nova certificação CCNA (o que até certo ponto me beneficiou, pois já havia estudado os seus tópicos e por isto, passei sem maiores dificuldades no exame para a renovação do CCNA). No entanto, os meus interesses novamente se voltaram para a certificação CCNP.

Tal como acontecia com o CCNA, também tínhamos várias certificações CCNP, entre as quais se destacava a Routing & Switching. Todas elas sofreram profundas reformulações e caso da CCNP R&S, entrou no seu lugar a CCNP Enterprise. Esta por sua vez, consiste em dois exames: um obrigatório de concentração (ENCOR) e seis exames de especialização. Estes últimos são voltados para o roteamento avançado & serviços (ENARSI), soluções SD-WAN (ENSDWI), design de redes (ENSLD), design de wireless (ENWLSD), implementação de redes wireless (ENWLSI) e por fim, programação e automação (ENAUTO). Para conquistar o CCNP Enterprise, basta apenas obter a certificação ENCOR e outra certificação de especialização.

Eis, a estratégia (que não é nova e já havia planejado anteriormente): obter a aprovação no exame de concentração (ENCOR), para ser contemplado com o título de Cisco Specialist, que por sua vez se situa como uma espécia de “meio-termo” entre o CCNA e o CCNP, além de renovar a certificação CCNA que já possuo. A partir desta, terei um prazo máximo de até 3 anos para se submeter a uma das certificações de especialização e assim, obter a certificação CCNP! Por ora, vou me concentrar no exame de concentração, com o objetivo de estar preparado para quando a expiração do CCNA estiver próxima. Até lá…

Enfim, esta será a terceira vez que irei colocar estas idéias em prática. Na renovação de 2017, não foi possível porque na época não estava devidamente preparado (fiz somente o exame ROUTE e não me saí bem). Já na renovação de 2021 (que deveria ter sido em 2020, mas foi adiada por causa da pandemia da COVID), tive algumas dificuldades financeiras (e técnicas) na época, que acabou me obrigando a optar apenas pela renovação do CCNA. Já para o ano que vem (2024), o CCNP Enterprise não irá escapar! Ao menos, tentarei passar apenas no exame ENCOR.

E se não for dessa vez, será melhor desistir de vez! Senão… &;-D