Após ter curtido bastante a minha boa e velha Canon PowerShot G12 (adquirida há +10 anos), fiquei um bom tempo longe das câmeras digitais. Apesar de ser bem atendido por uma boa câmera de smartphone (neste aspecto, o iPhone SE não me deixa na mão), a sua falta de controles manuais e a menor flexibilidade para o seu uso em diversas situações, não me deixam confortável para contar com ela em ocasiões especiais. Resumindo: quero uma nova câmera digital…
Cheguei a considerar a compra da Olympus Tough TG-5, uma câmera dotada de uma construção especial e que possibilita a sua utilização em ambientes radicais, sendo à prova d’agua, poeiras, umidade, quedas e variações de temperaturas, sendo designada para esportistas e aventureiros que curtem a natureza e as atividades ao ar livre. Porém, ela é dotada de especificações modestas (sensor BSI de 1/2.3″ e resolução de “apenas” 12 MP) e não entrega tanta flexibilidade para realizar os ajustes manuais, tal como as câmeras da categoria prosumer.
Então, me deparei com a nova Sony ZV-1 II, uma câmera compacta de alta qualidade e voltada para os usuários que produzem conteúdos audio-visuais (vloggers). Ela possui um sensor CMOS Exmor RS de 1 polegada, com resolução de 20,1 MP e lente fixa de 18-50mm, com abertura de f/1.8-4. Em vista do perfil de usuários para a qual ela foi projetada, a nova câmera da Sony possui uma lente ultra-wide, capaz de capturar mais elementos em uma cena, além de um microfone dotado de diversos recursos especiais para a maior qualidade de áudio.
O problema desta nova câmera é que dada a qualidade do produto, o seu valor está lá nas alturas: com preço sugerido de US$ 899 pelo fabricante, ela não chegará aqui por menos de 9 mil reais! Por isto, as minhas atenções se voltaram para o modelo anterior, que apesar de não contar com as melhorias proporcionadas para o novo modelo (melhor lente ultra-wide, estabilizador mais eficiente e maior usabilidade), certamente irá contar com uma grande redução de preço, assim que a Sony ZV-1 II chegar ao país. Resumindo: melhor custo vs benefício!
Por ora, vou deixar para decidir pela aquisição somente lá na metade ou final do ano que vem (2024). Até lá, ainda terei um smartphone para trocar (o meu iPhone SE original já tem +7 anos de existência e quase 4 anos de uso), além de ter que arcar os custos para a obtenção de uma nova certificação (especialmente se eu não passar no exame logo de cara), sem contar ainda a possibilidade de ter outros gastos não previstos (a minha cozinha está uma bagunça e a sua reforma poderá exigir mais gastos extras fora do meu orçamento).
Quem sabe até lá, a Sony ZV-1 tenha uma redução de preço ainda maior? &;-D