Quando comprei o PS Vita (2012), aproveitei a pouca disponibilidade de jogos para aproveitar alguns bons jogos de plataforma, com destaque para Big Little Planet, Batman: Arkham Origins Blackgate e Rayman Origins. Foi nesta época que me dei conta de que para ser bem sucedidos, os jogos não precisam de gráficos realistas para serem admiráveis em termos de qualidade visual, além de serem divertidos “à sua maneira”. Desde então, passei a acompanhar de perto as novas produções que, apesar de não serem classificados como títulos AAA, são tão bons quanto eles…
“The Prince of Persia franchise is getting a new entry after 13 years, with Ubisoft announcing Prince of Persia: The Lost Crown today at the Summer Game Fest showcase today (8/jun). Taking a step away from the usual 3D platforming action of the franchise’s later games, the new entry is taking a 2.5D approach. Watch the gameplay trailer above. Ubisoft Montpellier is developing this new experience, and players are taking the role of Sargon, a brand-new prince…”
— by Neowin.
Dentre os novos títulos baseados em plataforma 2.5D em desenvolvimento, um deles em especial me chamou a atenção: eis, Prince of Persia: The Lost Crown! Previsto para ser lançado em jan/24 para as principais plataformas de jogos (PC, Xbox One/Series, PlayStation 4/5 e Amazon Luna), a Ubisoft Montpellier (estúdio francês) já está desenvolvendo o jogo, que por sua vez terá um novo príncipe como protagonista: ao jogar com Jargon, poderemos travar combates com espadas, realizar acrobacias, dispor de super habilidades únicas e claro, usar novos “poderes do tempo”! Tudo isto, ambientado em um mitológico mundo persa.
O trailer oficial já se encontra disponível e através dele, poderemos ter uma noção da imersão e qualidade gráfica deste novo título. Com ênfase em gráficos cartunescos e dotado de belas texturas, o Prince of Persia: The Lost Crown não só trará diferentes inimigos para combater, como também oferecerá vários quebras-cabeças que serão desafiantes para o nosso personagem. Uma pena que a história e o seu enredo são clichês: o reino foi amaldiçoado e seu príncipe, raptado e levado para uma terra proibida. E todas as esperanças de salvação recaem nos ombros do nosso protagonista…
Coincidência ou não, o meu primeiro contato com Prince of Persia ocorreu há exatos 30 anos! Na época (1993), um velho amigo havia adquirido um PC desktop (padrão IBM XT), acompanhado de um velho monitor de fósforo verde e rodando o sistema operacional MS-DOS. Os jogos que tínhamos disponíveis eram armazenados em disquetes de 3.1/2″, além de rodarem naquela tela monocromática e serem exibidos em modo texto. O primeiro Prince of Persia (lançado em 1989) foi justamente o jogo que mais nos encantou, nos rendendo boas horas de diversão!
Tempos depois, DOOM e Heretic revolucionaram o mercado de jogos… &;-D