O seu (velho) PC desktop está pronto para o Windows 11? Então…

… dá uma conferida direitinho, pois pode ser que o seu processador não esteja relacionado na lista de compatibilidade publicada pela Microsoft! Eis, um cenário que afeta muitos usuários que possuem PCs desktops com +5 anos de idade, pois este novo sistema operacional conta com várias inovações tecnológicas que para funcionar sem maiores problemas, necessita de CPUs modernas e compatíveis com os recursos oferecidos. Apesar de muitas unidades antigas ainda oferecem potência de sobra, para lidar com os requisitos do novo sistema…

“Microsoft released its Moment 3 feature update for Windows 11 version 22H2 towards the end of May under KB5026446 (Build 22621.1778). The company stated that users with eligible systems can update to Moment 3. Following the announcement, Microsoft quietly updated its list of supported processors from Intel, AMD, and Qualcomm. The tech giant last updated the list of supported CPUs back in October of last year when it rolled out the 22H2 feature update.”

— by Neowin.

A Microsoft promoveu a tão esperada atualização Moment 3 (KB5026446), que por sua vez promove uma série de melhorias na sua interface, bem como alguns ajustes e otimizações para os principais componentes do sistema, além da integração com os recursos oferecidos pelos hardwares suportados. No entanto, muitas destas melhorias estão atreladas aos processadores mais moderenos e por isto, a empresa também fez a atualização “na moita” da lista de CPUs compatíveis com este sistema operacional. Em destaque, a inclusão de unidades fabricadas pela Intel e pela AMD (x86), além dos SoCs fabricados pela Qualcomm (ARM).

Dentre as unidades da Intel suportadas, estão as CPUs Core i9-13900KS, bem como a linha i5 para portáteis (1334U, 1335U, 1335UE e 13500HS), entre outras. Já em relação as unidades da AMD, destacam-se as novas CPUs Ryzen 7 (7950X3D, 7900X3D e 7800X3D) que utilizam a tecnologia X3D (empilhamento de chips), além das variantes “sem X3D” (Ryzen 7 7700 e Ryzen 5 7600), sem contar ainda uma série de outras CPUs AM4. Por fim, a lista dos SoCs fabricados pela Qualcomm é bem menor, destacando-se apenas as unidades Snapdragon 8cx Gen 3 e Microsoft SQ3.

Mas o que chama a (minha) atenção, não são os processadores & SoCs suportados, mais sim aqueles que (ainda) continuam de fora da lista, destacando-se a primeira geração de unidades AMD baseada na arquitetura Ryzen (embora as CPUs AMD 3015e e 3020e constem na lista). Felizmente, algumas unidades da linha 2000/3000 (como as CPUs AMD Ryzen 3 3200G e Ryzen 5 2400) ainda são suportadas e podem ser encontradas facilmente no mercado, sem contar as inúmeras análises que apontam estas unidades como excelentes escolhas para PCs de jogos acessíveis.

Embora seja a favor da retirada do suporte para as unidades mais antigas, acredito que este processo deveria ser feito de uma forma bem mais inteligente (e sensata), por parte da Microsoft. Por exemplo, o Windows 11 “Foundation” poderia prover o suporte oficial, já que este sistema já funciona nestas unidades (embora não seja recomendado pela Microsoft), entregando apenas os recursos essenciais para o seu funcionamento, além de deixar claro que os demais necessitariam de CPUs mais recentes, para que possam ser utilizados.

Mas, sabendo que seus usuários JAMAIS o trocarão por outras alternativas… &;-D