… apesar de estar muito satisfeito com os leitores Kindle e suas telas e-ink monocromáticas, confesso que contar com esta categoria de eletrônicos dotada de telas coloridas seria bastante útil para mim (mesmo com poucas cores), pois muitas das literaturas que leio possuem desenhos e tabelas que ficam mais difíceis de interpretar, por causa da falta de cores. No mercado, já temos tecnologias que possibilitam isto como a Kaleido 3; porém, as ofertas de leitores de e-books baseados nesta tecnologia (ainda) não me agradaram…
“With the highly acclaimed Tab Ultra and Tab Ultra C having garnered immense popularity since their release to the public, now we are delighted to introduce Tab Mini C, our most compact color ePaper tablet PC equipped with the state-of-the-art Kaleido 3 technology. Here you will discover the various features and capabilities of this new addition to our product lineup.”
— by TechPowerUp.
Ou talvez, eu deva reconsiderar as minhas prioridades em relação os leitores de e-books: antes, não abriria mão da portabilidade e conveniência, optando por dispositivos compactos (com telas de até 6″) para que possam caber no bolso da calça! Mas, devido a necessidade de usar óculos para leitura (estou ficando velho) e ser obrigado a portá-los em bolsas convencionais, este critério perdeu a sua importância. Por isto, estou considerando a aquisição de futuros leitores com telas na faixa de 7″, que por coincidência se situam os dispositivos dotados de tela colorida! Um deles é o Tab Mini C, fabricado pela (desconhecida) BOOX.
Dotado de uma tela e-ink de 7.8″ e baseada na tecnologia Kaleido 3, o novo dispositivo dispõem de uma definição de 300 PPI para imagens monocromáticas, além de 150 PPI para imagens coloridas em uma faixa de 4.096 cores, além de ser equipado com SoC Qualcomm, que por sua vez dispõem de uma CPU octa-core e uma GPU exclusiva. Por isto, ele não só se limita a leitura de e-books, como também possilita executar aplicações diversas, baseado em 4 modos de atualização distintos que são otimizados para tarefas específicas (nessas horas, me pergunto se estou lidando com um simples leitor de e-books ou um poderoso tablet).
O dispositivo conta com uma edição do Android 11 customizada, além de possuir 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno, que por sua vez o torna apto a rodar diferentes aplicações de terceiros que tiram todo o proveito do seu poder de processamento. A sua bateria de 5,000mAh o torna capaz de oferecer uma boa autonomia, especialmente se levarmos em conta que as telas e-ink consomem pouquíssima energia (no entanto, a sua capacidade de prover atualizações de tela com maior frequência certamente deverá impactar negativamente na sua autonomia). Por fim, ele suporta diferentes formatos de e-books disponíveis no mercado.
Uma pena que o produto (um híbrido de tablet e leitor de e-books) não é dos mais acessíveis: na sua loja oficial, ele não sai por menos de US$ 449.99, apesar de contar com uma capa magnética e uma caneta Stylus, além das poderosas especificações técnicas! Se por um lado ele me agradou bastante em relação ao design (além de contar com uma tela e-ink colorida), por outro ele deixou a desejar por utilizar um sistema operacional defasado, além de certamente consumir mais energia que os leitores de e-books tradicionais (o fabricante nem sequer menciona a sua autonomia). De qualquer forma, não deixa de ser um bom produto.
Pena que a Amazon não ofereça leitores de e-books com telas coloridas… &;-D